Congresso cogita taxar exportação de petróleo para conter alta dos combustíveis

"Vamos dobrar essa taxação e tentar reverter isso diretamente para a população", afirma Arthur Lira
20 de junho de 2022

Em reunião dos líderes convocada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), será discutida a taxação da exportação de petróleo na tentativa de conter a alta dos combustíveis, segundo o jornal O Globo.

Enquanto Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados tentam fazer malabarismos para justificar e driblar a alta dos combustíveis, ignoram a principal saída para a crise: reverter a política de preços da Petrobras que dolariza os preços brasileiros.

Arthur Lira quer conter alta dos combustíveis

Presidente da Câmara, Arthur Lira

Nesta sexta-feira (17), Lira cogitou aumentar a alíquota cobrada sobre o lucro da Petrobras para tentar conter a alta dos combustíveis. “Nós vamos reunir o colégio de líderes para discutir a política de preços da Petrobras. Vamos dobrar essa taxação e tentar reverter isso diretamente para a população, para que [o dinheiro] não entre no caixa do governo, para que não vá para o Tesouro e para que não esteja sujeito ao teto de gastos”, disse ele à GloboNews.

Segundo líderes, na pauta também estão um congelamento do preço da gasolina e do diesel ou um aumento da tributação da Petrobras para tentar segurar a alta dos combustíveis.

Governo propõe CPI para investigar alta dos combustíveis

Com a adesão do presidente da Câmara, Arthur Lira, o presidente Jair Bolsonaro propõe uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a alta dos combustíveis. A proposta pode ser uma “cortina de fumaça” para o governo privatizar a Petrobras.

Notícias desta segunda-feira (20), já apontam que o governo trabalha em uma minuta de projeto de lei para tentar avançar na discussão para privatizar a Petrobras. Mesmo que isso seja uma proposta que prejudica o país e o conjunto da população, sem o devido conhecimento popular dos fatos, o projeto para privatizar a Petrobras poderia soar como uma tentativa do governo de solucionar o problema.

Brasil 247

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.