Ibovespa fecha próximo da estabilidade com fiscal no radar; Vale cai 3,27%

O dólar comercial fechou com avanço de 0,56%, cotado a R$ 5,77.
11 de novembro de 2024

O Ibovespa oscilou, nesta segunda-feira (11), durante toda a sessão, e acabou fechando com leve alta de 0,03%, aos 127.873 pontos, um ganho de 43,90 pontos. O índice rondou a estabilidade por quase toda a sessão.

A vitória do republicano Donald Trump continua reverberando nos mercados, principalmente sobre o dólar e os bitcoins. Ao longo da semana, serão divulgados uma série de indicadores inflacionários nos Estados Unidos, ajudando a dar uma dimensão sobre o que se pode esperar do futuro econômico do país.

Por aqui, o foco continua sendo o pacote de corte de gastos do governo, que ainda segue indefinido. O governo não quer medidas apenas emergenciais para salvar o arcabouço fiscal e, por isso, está pensando de forma mais estruturante, por isso a demora.

No campo corporativo, a Vale (VALE3), um dos pesos-pesados do indicador, teve ampla queda de 3,27%, mínima do dia, a segunda seguida (sexta, dia 8, perdeu mais de 4,6%).

Além do preço do minério de ferro, que está em baixa na China, as ações caíram para valer com o corte de recomendação por um grande banco.

Dólar

O dólar comercial fechou com avanço de 0,56%, cotado a R$ 5,77. Os DIs (juros futuros), por sua vez, operaram com avanços por toda a curva do começo ao fim da sessão.

Mercado externo

Os ativos de Wall Street começaram a semana com novos ganhos, após cinco dias históricos de ganhos na semana passada, após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial.

O O Dow Jones subiu 0,69%, aos 44.293,13 pontos; o S&P 500, +0,10%, aos 6.001,35 pontos; e o Nasdaq, 0,06%, aos 19.298,76 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.