Na véspera do feriado da Consciência Negra, marcado para esta quarta-feira (20), o Ibovespa fechou com alta de 0,34%, aos 128.197,25 pontos, após dias de instabilidade. É a maior alta desde 4 de novembro, quando o índice ficou com mais 1,87%.
Em dia de agenda de indicadores fraca aqui e lá fora, algumas empresas ajudaram o principal indicador da Bolsa a subir.
As ações da Vale (VALE3), peso-pesado do indicador, tiveram alta de 0,23%, acompanhando a valorização do minério de ferro na China. Os grandes bancos, como o BB (BBAS3), Bradesco (BBDC4) e Itaú Unibanco (ITUB4) também subiram hoje.
Mas a ação mais negociada do dia foi a da Hapvida (HAPV3), que recuperou parte das perdas de ontem, e ganhou 2,37%.
No âmbito macro por aqui, terminou no Rio a Cúpula de Líderes do G20, com acordos bilaterais ganhando destaque, e o presidente Lula passando o bastão da presidência transitória do bloco para a África do Sul.
No entanto, tudo isso foi pequeno diante da ação da PF (Polícia Federal), que prendeu militares envolvidos em uma trama golpista, com envolvimento do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo plano era assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à época, Alexandre de Moraes.
Dólar
O dólar comercial fechou com avanço de 0,34%, cotado a R$ 5,767. Os DIs (juros futuros) terminaram com recuos por toda a curva.
Mercado externo
Os ativos de Wall Street procuraram segurança, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou usar armas nucleares contra a Ucrânia se estiver sujeita a um ataque de mísseis convencionais apoiado por uma potência nuclear.
O Dow Jones caiu 0,28%, aos 43.268,24 pontos; o S&P 500, +0,40%, aos 5.916,98 pontos; e o Nasdaq, +1,04%, aos 18.987,47 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias