O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (29) em alta, com investidores de olho na decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), que decidiu mudar o formato das regras que definem as metas de inflação. O principal índice da Bolsa brasileira avançou 1,46%, aos 118.382 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, a inflação foi um dos temas centrais de importantes discussões que aconteceram longo do dia. Nesta manhã, o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que um estudo feito pela autarquia indicou que a adoção de uma meta de inflação contínua, diferente do atual formato de fixação de uma meta para cada ano, “é mais eficiente” para o país.
O modelo também é defendido por Fernando Haddad, ministro da Fazenda. Após a reunião do CMN, Haddad anunciou que o modelo contínuo será adotado a partir de 2025, de forma que a meta será definida para um “horizonte relevante”, sem calendário fixado.
Entre os indicadores os investidores também repercutiram hoje o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) que caiu 1,93% em junho, na terceira deflação consecutiva, segundo o FGV-Ibre. Com esse resultado, o indicador acumula uma queda de 6,86% em 12 meses.
No mercado internacional, o mercado ainda repercute as falas do presidente do Fed, que participou de uma conferência na quarta-feira. Durante seu discurso, Powell afirmou que o Fed percorreu “um longo caminho” com os aumentos de juros e reiterou que a manutenção da taxa básica dos Estados Unidos, decidida na reunião deste mês, foi uma medida para fazer um balanço dos efeitos da política monetária na maior economia do mundo.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ficou estável frente ao real, com queda de 0,01%, a R$ 4,847 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa do dia, ficaram as ações do Pão de Açúcar (PCAR3) com alta de 12.99%, as da Estacio Part (YDUQ3) com mais 10.08% e da JBS Friboi (JBSS3) com mais 6.67%. No campo negativo, as maiores perdas ficaram com os papéis da 3R Petroleum (RRRP3) com menos 1.03%; da Klabin SA (KLBN11) 0.64% e da Taesa (TAEE11) 0.29%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, o Dow Jones subiu 0,80%, o S&P 500, teve alta de 0,45% e o Nasdaq ficou estável.
Redação ICL Economia com informações das Agências