O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira (30) em queda, com investidores repercutindo dados econômicos do Brasil e dos Estados Unidos e atentos ao quadro fiscal brasileiro, com a expectativa pelo texto do Orçamento de 2024 no radar. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,73%, aos 117.535 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o dia foi de volatilidade nos mercados globais, com investidores repercutindo dados recentes divulgados nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o governo dos EUA informou que o crescimento econômico da maior economia do mundo no segundo trimestre foi revisado para baixo, a uma taxa anualizada de 2,1%, ante os 2,4% vistos anteriormente.
No cenário doméstico, as atenções ficaram focadas no cenário político, à espera do envio do Orçamento de 2024 pelo governo federal para o Congresso Nacional. O documento precisa ser entregue até amanhã, 31 de agosto, e o mercado aguarda pelas demonstrações de como o governo vai elevar a arrecadação federal. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirma que o orçamento está equilibrado.
Na agenda econômica, destaque para os dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, que mostrou que a economia brasileira gerou 142,7 mil empregos com carteira assinada em julho deste ano, abaixo das estimativas de mercado.
A Fundação Getulio Vargas também divulgou o IGP-M de agosto, que é conhecido como a inflação do aluguel. No mês, o indicador recuou 0,14%, contra queda de 0,72% em julho.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve alta de 0,30% frente ao real, cotado a R$ 4,869 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Várias companhias ligadas ao mercado interno caíram na sessão de hoje do Ibovespa. As ações ordinárias da Via (VIIA3) recuaram 6,99%, as da EzTec (EZTC3), 2,56%, e as da MRV (MRVE3), 2,10%.
Os bancos também foram mal dentro do Ibovespa. Os papéis preferenciais do Itaú (ITUB4) perderam 1,91%, os do Bradesco (BBDC4), 2,13%, e os ordinários do Banco do Brasil (BBAS3), 1,44%.
Na sessão, destaque para as ações da CVC, que dispararam mais de 25% após a agência de viagens 123 Milhas ter entrado com um pedido de recuperação judicial na véspera.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 0,11%, 0,38% e 0,54%.
Redação ICL Economia com informações das Agências