O Ibovespa fechou o primeiro pregão da semana, nesta segunda-feira (22), em baixa de 0,81%, aos 126.601 pontos, na contramão do mercado externo.
Em dia de agenda de indicadores esvaziada por aqui, os investidores repercutiram o anúncio do programa de neoindustrialização encabeçado pelo MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) por meio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com investimentos da ordem de R$ 300 bilhões.
A explicação de analistas é que a nova política industrial trouxe cautela ao mercado acionário local receoso sobre o cenário fiscal.
No exterior, a semana começou mais agitada, com decisões sobre os juros na China, que os manteve inalterados. Amanhã (23), sai a decisão do Japão e, na quinta-feira (25), a do BCE (Banco Central Europeu). Nestes dois últimos casos, a expectativa é de que a política monetária também se mantenha estável.
Já o dólar avançou a R$ 4,9873 (+1,23%) no mercado à vista.
Destaques do Ibovespa
Entre os destaques do Ibovespa, as ações da BRF (BRFS3) lideraram os ganhos do Ibovespa, com alta de 4,92%, beneficiadas pela queda no preço do milho (ração para aves).
Os papéis da Azul (AZUL4) também foram outro destaque positivo, com alta de 3,13%.
Na ponta negativa, a Hapvida (HAPV3) liderou as perdas com os investidores ainda repercutindo a investigação do Ministério Público sobre o descumprimento de liminares favoráveis a beneficiários. Os papéis da empresa caíram 5,72%.
Mercado de ações
As bolsas de Nova York encerraram o dia em alta, com a perspectiva de que a economia norte-americana terá um “pouso suave” (soft landing), ou seja, um processo de desaceleração lenta e gradual da economia. Isso fez com que o S&P 500 e p Dow Jones renovaram recordes intraday logo após a abertura.
Leitura do PIB do quarto trimestre e o Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal (PCE), indicador de inflação preferido do Fed (Federal Reserve), de dezembro, estão entre as divulgações aguardadas pelos investidores por lá.
O S&P 500 fechou com alta de 0,22%, aos 4.850,43 pontos; o Dow Jones, +0,36%, aos 38.001,81pontos; e a Nasdaq, +0,32%, aos 15.360,29 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias