O Ibovespa fechou a sessão, desta quinta-feira (29), em baixa de 0,87%, aos 129.020 pontos, impactado pela baixa das ações da Petrobras (PETR4), Ambev (ABEV3) e bloco de bancos.
Apesar disso, o indicador acumula alta de 0,99% em fevereiro. Mas, ainda que tenha subido, é o segundo mês do ano que o Ibovespa não conseguiu acompanhar o movimento do exterior. Nos EUA, os principais índices atingiram marcas históricas neste começo de ano.
A Petrobras caiu 0,72%, ampliando a forte queda de ontem, depois da interpretação do mercado financeiro a respeito da fala do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, sobre dividendos.
A Ambev (ABEV3) despencou 6,47%, depois de a empresa ter apontado queda no lucro.
Por aqui, a cautela com o rumo dos juros no Brasil e exterior pressionou as ações de bancos, que caíram em bloco na B3.
Hoje, também foi divulgada a Pnad Contínua, que apontou taxa de desemprego de 7,6% em janeiro, ante 7,4% em dezembro. O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado (+7,8%).
No exterior, a divulgação da inflação nos Estados Unidos trouxe ânimo para Wall Street. O índice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) subiu 2,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2023, em linha com as expectativas do mercado. No comparativo mensal, o avanço foi de 0,3%.
O indicador é o preferido do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA) para balizar as decisões de política monetária no país.
O dólar, por sua vez, registrou leve alta de 0,05% no mercado à vista, negociado a R$ 4,9725.
Destaques do Ibovespa
Entre os destaques positivos do Ibovespa estão as ações de frigoríficos, que têm se dado bem ao longo da semana. A JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3) avançaram, respectivamente, 2,72% e 3,88%, impulsionadas pelo recuo no preço das commodities agrícolas, como os grãos de milho e soja.
Já do lado negativo, o Pão de Açúcar (PCAR3), com queda de 8,62%, em uma realização dos lucros recentes da varejista na B3; e a Ultrapar (UGPA3) caiu 3,86%, após balanço do quarto trimestre de 2023.
Mercado externo
Os investidores de Wall Street comemoraram hoje a divulgação da inflação nos Estados Unidos, que veio alinhada às expectativas do mercado.
O índice de preços de gastos com consumo (PCE) subiu 2,4% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2023. No comparativo mensal, o avanço foi de 0,3%.
O Dow Jones subiu 0,12%; a Nasdaq, +0,90%; e o S&P 500, +0,52%.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias