O Ibovespa fechou o pregão, desta quarta-feira (6), com alta de 0,62%, aos 128.890 pontos, ancorado principalmente no resultado da balança comercial brasileira e dos dados da produção industrial.
A produção da indústria brasileira caiu 1,60% em janeiro, em linha com as projeções de analistas. Por sua vez, a balança comercial registrou superávit (exportações menos importações) de US$ 5,447 bilhões em fevereiro, o melhor resultado para o mês na história, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Entre as ações, a Vale (VALE3) subiu 1,37%, apesar da queda do minério de ferro; e a Petrobras (PETR4) avançou 2,20%, com petróleo em forte alta, ajudando também o desempenho da bolsa.
As atenções também se concentraram nas falas do presidente do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), Jerome Powell, na Câmara de Representantes norte-americana.
Powell disse que as taxas de juros “provavelmente” já atingiram o pico e que há espaço para corte ainda neste ano, fala reforçada pelo Livro Bege, relatório do Fed sobre as condições econômicas das 12 principais regiões dos EUA. O documentou apontou melhora da inflação e mercado de trabalho menos pressionado.
Também foram destaque do dia por lá os dados de emprego no setor privado e o relatório Jolts, que vieram abaixo do esperado.
Nas negociações do dia, o dólar perdeu força e terminou em baixa de 0,21%, a R$ 4,9453.
Destaques do Ibovespa
Na liderança positiva do Ibovespa hoje, as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) fizeram movimento de correção zerando as perdas de ontem. Os papéis subiram 6,96%.
Na outra ponta, os papéis da Casas Bahia (BHIA3) lideraram as perdas apesar do fechamento da curva de juros brasileira, com queda de 14,14%.
Mercado externo
As bolsas de Nova York fecharam em alta em reação ao discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na Câmara.
O S&P 500 teve alta de 0,51%, aos 5.104,76 pontos; o Dow Jones, +0,20%, aos 38.661,05 pontos; e o Nasdaq, +0,58%, aos 16.031,54 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias