O Brasil conquistou o 4º lugar no ranking mundial de confiança do consumidor, segundo o Global Consumer Confidence Index de fevereiro, elaborado pelo Instituto Ipsos. Neste levantamento, o país se destaca acima da média global de 49,1 pontos entre os 29 territórios avaliados, registrando 58 pontos. Esse resultado representa um avanço de quase 2 pontos em relação a janeiro de 2024 e um aumento de 0,4 pontos na comparação anual.
Apenas Índia, Indonésia e Tailândia superaram o Brasil neste ranking, que lidera entre as nações da América Latina. O México aparece em seguida, com 57,5 pontos, seguido pela Colômbia, com 51,2 pontos.
Em entrevista à CNN, Marcos Calliari, CEO do Ipsos no Brasil, atribui essa melhoria ao otimismo do mercado com as projeções de crescimento do PIB nacional e ao impacto positivo no bolso dos brasileiros devido à manutenção da bandeira verde nas contas de luz pela Aneel.
O resultado positivo de fevereiro quebra uma tendência pessimista dos três meses anteriores. Calliari observa que historicamente janeiro é um mês mais desfavorável para a confiança do consumo, devido às dívidas decorrentes das compras de fim de ano. Ele também destaca a situação da Argentina, que registrou uma queda de 2,7 pontos em fevereiro em comparação com janeiro, após um breve período de otimismo após a eleição de Javier Milei no início do ano.
Do Brasil 247