O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta (10) que a inflação está controlada, apresentando apresentando uma elevação cada vez menor enquanto o nível de desemprego diminui. A fala de Haddad aconteceu depois da divulgação do IPCA pelo IBGE, que mostrou desaceleração da inflação e alta menor do que o esperado em março.
A inflação do país desacelerou em março, registrando alta de 0,16%, 0,67 ponto percentual (p.p) menor que em fevereiro, quando marcou 0,83%. A inflação acumulada no ano está em 1,42%. Nos últimos 12 meses, os preços subiram 3,93%. Em março de 2023, o índice havia sido de 0,71%.
“Vocês viram que a inflação veio hoje bem abaixo do previsto, ou seja, a inflação está controlada no Brasil, a gente vem dizendo isso reiteradamente”, afirmou o ministro.
No entanto, Haddad enfatizou que o cenário econômico segue desafiador e que estão nas mãos do Congresso votações importantes que podem equacionar as contas públicas.
Em entrevista a jornalistas, Haddad disse ter feito reunião com ministros da área econômica nesta quarta-feira para tratar de questões orçamentárias, mas ponderou que o tema da meta fiscal de 2025 não teria sido debatido.
Segundo ele, a decisão sobre o alvo fiscal para o próximo ano será divulgada junto com o envio ao Congresso do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), previsto para a próxima segunda-feira.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias