O Conselho de Administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira (24) o nome de Magda Chambriard para a presidência da estatal.
Engenheira, Magda foi indicada para a função pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após a demissão de Jean Paul Prates do cargo.
Além de ser eleita presidenta da estatal, Magda Chambriard também passou a integrar o conselho da Petrobras nesta sexta.
Quem é Magda Chambriard, a nova presidenta da Petrobras
A indicada pelo presidente Lula tem ampla experiência no setor. Formada em Engenharia Civil pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e com mestrado em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ, ela iniciou sua carreira na Petrobras em 1980, como estagiária. Chegou à ANP em 2002 e permaneceu na agência reguladora até o fim de 2016.
Assim como Prates, Chambriard defende a expansão da exploração petrolífera no Brasil como forma de alavancar a economia do país e é contrária à privatização de operações da empresa.
Ela também segue seu antecessor no apoio ao projeto de perfuração de poços na Foz do Amazonas, também chamada de Margem Equatorial, onde a licença ambiental já foi rejeitada pelo Ibama por falta de estudos técnicos.
“A gente não pode desistir da Margem Equatorial. Nesse ponto, meu foco é a Foz do Amazonas, pelo tipo de geologia, pelo afastamento da costa, pelas águas profundas e pelo talude mais espesso”, afirmou a indicada ao cargo de presidenta da Petrobras, ao portal Brasil Energia, em abril de 2024.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nega que a nomeação de Magda represente uma “mudança abrupta”. Em entrevista à GloboNews, ele vê a autossuficiente na produção de gasolina, diesel e gás de cozinha e garante que o foco é manter a empresa atrativa para os investidores.
“A Petrobras vai continuar sendo uma empresa de alto valor agregado, vai continuar dando muito lucro aos investidores, mas também dará alegria aos brasileiros”, disse.
A executiva será a nona comandante da Petrobras em oito anos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias