Gleisi pede investigação contra BC após denúncia de manipulação em relatórios

Deputada classificou interferência de agentes do mercado financeiro no relatório Focus como "gravíssima".
14 de outubro de 2024

A deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann afirmou em postagem nas suas redes sociais que a denúncia de manipulação do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, é “crime e tem que ser investigado”. Gleisi ainda classificou a denúncia como “gravíssima”.

 

Boletim Focus

 

Denúncia comentada por Gleisi foi feita por gestor do mercado

Segundo Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, gestores de fundos e economistas combinam previamente os resultados do relatório para influenciar decisões do Banco Central.

Cerize revelou o esquema  durante o evento Convex Day 2024, apontando que o mercado financeiro organiza grupos para “ajustar” o relatório e direcionar as decisões do BC.

No mesmo evento, ele questionou a credibilidade do Banco Central, comparando-o com o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. De acordo com Cerize o Fed não descumpre anúncios sobre corte de juros, como o Banco Central BC já fez pelo menos três vezes.

A denúncia soma-se a uma representação já em andamento no Ministério Público, movida após revelações do economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). O MP solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a adoção de medidas para identificar possíveis desvios de conduta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na definição da taxa Selic.

Do ICL Notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.