Vale e Petrobras impedem Ibovespa de fechar no azul; indicador cai 0,07%

O dólar comercial subiu mais um dia, agora 0,04%, cotado a R$ 5,76.
30 de outubro de 2024

O Ibovespa tinha tudo para fechar no azul, nesta quarta-feira (30). Os bancos performaram bem, mas os dois pesos pesados do indicador, Vale e Petrobras, não. O resultado foi que o principal índice da Bolsa brasileira acabou o dia com leve queda de 0,07%, aos 130.639,33 pontos, uma perda curta de apenas 90,60 pontos.

A Vale (VALE3) acabou ficando com menos 0,30%, mesmo com minério de ferro em alta. Petrobras (PETR4) passou o dia no positivo, para virar na reta final e terminar com menos 0,44%, também apesar do petróleo positivo

Mas o mais importante e surpreendente de tudo é a pressão desmesurada que mercado e grande mídia estão fazendo sobre o governo federal para que seja anunciado logo o corte de gastos. No entanto, o assunto é sério e não dá para jogar no tempo que o mercado quer.

A equipe econômica tem trabalhado para ver as pastas e programas afetados pelo corte. Os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) já derem declarações com acenos ao mercado, mas a sanha permanece.

Nesta semana, haverá reunião da JEO (Junta de Execução Orçamentária), colegiado de ministros responsável pelas decisões de política fiscal e orçamentárias do governo, para tratar do tema.

Saindo da esfera doméstica, na semana que vem acontecem as eleições presidenciais norte-americanas. A disputa está bastante acirrada. E, a depender de para qual direção a bússola aponte, há muitas coisas em jogo.

Esta semana, há vários dados macroeconômicos importantes no Estados Unidos. Hoje, veio a primeira prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre de 2024, com avanço de 2,8%, mais fraco que o esperado.

Na agenda, há também rodada de dados do mercado de trabalho, que termina na sexta-feira (1º) com payroll, o mais importante deles. No âmbito corporativo, segue a rodada de balanços do terceiro trimestre das empresas de tecnologia, que começou ontem com a Alphabet, dona do Google, e segue hoje com Microsoft e Meta, controladora do Facebook.

Dólar

O dólar comercial subiu mais um dia, agora 0,04%, cotado a R$ 5,76. Os DIs (juros futuros) até começaram o dia em alta, oscilaram e viraram para quedas com o esforço vocal da equipe econômica.

Mercado externo

Os indicadores de Nova York fecharam em queda hoje, com os investidores repercutindo o dado mais fraco do PIB do 3º tri e de olho na eleição norte-americana semana que vem.

O Dow Jones caiu 0,22%, aos 42.141,60 pontos; o S&P 500, -0,33%, aos 5.813,73 pontos; e o Nasdaq, -0,56%, aos 18.607,93 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.