O Ibovespa começou a semana levemente no negativo, com queda de 0,02%, aos 127.768,19 pontos, uma perda de 23,41 pontos.
Os investidores ainda aguardam o anúncio do pacote de cortes de gastos, o que deve ocorrer depois de finalizada a Cúpula de Líderes do G20, que começou hoje (18) e termina amanhã (19) no Rio de Janeiro.
Ao abrir a cúpula do G20 no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou a Aliança contra a Fome e a Pobreza. A proposta idealizada pelo Brasil já tem adesão de 82 países e dos 19 membros do grupo das maiores economias do mundo.
A meta é acelerar esforços internacionais para combater a fome e a pobreza, prioridades centrais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Este será nosso maior legado. Não se trata de só fazer justiça, mas é condição para construir sociedades mais prósperas e um mundo de paz”, disse o presidente brasileiro.
Em segundo plano, o governo revisou para cima sua projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial da inflação no Brasil, de 4,25% para 4,4% em 2024. A atualização foi divulgada hoje no Boletim Macrofiscal, publicado pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.
A projeção não converge com a do mercado financeiro. O Boletim Focus do Banco Central apontou que a mediana das projeções dos analistas para a inflação passou de 4,62% para 4,64% este ano, ou seja, acima do teto da meta (4,5%) definido pelao CMN (Conselho Monetário Nacional).
Dólar
O dólar comercial caiu 0,74% hoje, cotado a R$ 5,74. Os juros futuros (DIs) terminaram o dia de forma mista, com quedas nos vencimentos mais longos.
Mercado externo
Os indicadores de Nova York fecharam mistos hoje, repercutindo o resultado da Tesla, que liderou o rali do Nasdaq. Isso porque a imprensa local divulgou que a equipe do presidente eleito Donald Trump está trabalhando em maneiras de facilitar a regulamentação de veículos autônomos.
O Dow Jones caiu 0,13%, aos 43.389,60 pontos; o S&P 500, +0,39%, aos 5.893,62 pontos; e o Nasdaq, +0,60%, aos 18.791,81 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias