O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (2) em alta, com o alívio dos mercados após dados de emprego nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira teve alta de 0,42%, a 110.864 pontos. A semana, porém, termina com queda de 1,28%.
Segundo analistas do mercado financeiro, o mercado avaliou hoje dados sobre o emprego nos Estados Unidos, divulgados mais cedo, que mostraram que houve criação de 315 mil vagas em agosto, com a taxa de desemprego subindo para 3,7%. Os números aliviam um pouco a pressão por novas altas na taxa de juros no país.
No Europa, os países do oeste estão em alerta pela interrupção durante três dias do fornecimento do gás russo através do gasoduto Nord Stream, que coincide com uma escalada dos preços da energia no continente. A gigante russa Gazprom havia alertado para a interrupção devido a trabalhos de manutenção “necessários” em uma estação de compressão na Rússia, de onde sai o gás para o norte da Alemanha e de lá para outros países europeus.
No cenário local, ajudou a mexer com o Ibovespa, a divulgação pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de que a produção industrial cresceu 0,6% em julho. Ontem, foram divulgado os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que mostrou expansão de 1,2% na economia, acima do esperado pelos economistas.
O dólar caiu 1,02% frente ao real na sessão, cotado a R$ 5,184 na compra e a R$ 5,185 na venda. Na semana, contudo, a moeda americana subiu 2,11%.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias da Eztec (EZTC3), com mais 8,42%, as da JHSF (JHSF3), com mais 8,28% e as da MRV (MRVE3), com mais 8,14%.
Bolsas nortes americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq tiveram baixas de, respectivamente, 1,07%, 1,07% e 1,31%. Na semana, ainda na mesma sequência, as quedas acumuladas foram de 2,31%, 2,75% e 3,24%.
Redação ICL Economia com informações das Agências