O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (13) em queda, na contramão das bolsas dos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,46%, a 114.300 pontos.
Segundo analistas financeiros, pesou sobre o Ibovespa os dados sobre a inflação nos EUA, divulgados mais cedo, que mostraram que os preços subiram 8,2% no acumulado em 12 meses até setembro, indicando que a alta dos juros nos deve continuar por lá.
Os economistas explicam que, com os resultados, o banco central dos Estados Unidos deve continuar firme no processo de aperto monetário, para esfriar a economia de forma a conter a inflação mais alta em décadas.
No Brasil, os investidores estão atentos aos desdobramentos do cenário eleitoral, que vive uma disputa muito acirrada entre Lula e Bolsonaro no segundo turno.
Nas negociações do dia, o dólar ficou estável, com alta de apenas 0,01%, cotado a R$ 5,272 na compra e a R$ 5,273 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as principais quedas do Ibovespa de commodities, ficaram as ações ordinárias da CSN Mineração (CMIN3) e da Vale (VALE3), com menos 5,56% e 1,78%, na sequência – o minério de ferro fechou em queda, após a notícia de que os casos de Covid-19 voltaram a crescer na China, aumentando o temor de lockdown.
Do outro lado, as ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram 4,05% e 3,13%, na esteira da alta do petróleo.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 2,83%, 2,60% e 2,33%.
Redação ICL Economia com informações das Agências