O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira em alta (19), em meio às perdas das bolsas de Nova York e dos principais índices no exterior. O resultado positivo, no entanto, foi puxado pelas ações da Petrobras, que subiram quase 4%. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,46%, a 116.274 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o desempenho do Ibovespa acompanha um dia mais morno nos mercados internacionais. Substituindo o tom positivo que predominou nos últimos dois pregões, as bolsas globais operam de lado, ou seja, oscilando entre pequenos avanços e quedas.
O destaque no mercado externo fica por conta da inflação na zona do euro e no Reino Unido. Em setembro, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 1,2% nos países da União Europeia. No acumulado em 12 meses, o CPI acumula alta de 9,9%, enquanto as expectativas do mercado eram de 10%. Apesar de abaixo do esperado, a inflação da zona do euro continua a maior em décadas.
No continente asiático, as atenções se voltam mais uma vez para os dados de Covid-19 na China. Segundo estatísticas do país, as infecções pela doença em Pequim atingiram o maior nível desde junho, com média diária de 22 casos na última semana.
No cenário local, as atenções permanecem voltadas para os desdobramentos da corrida eleitoral para o segundo turno para Presidência da República. Segundo pesquisa Datafolha, Lula tem 49% das intenções de voto no 2º turno, e Bolsonaro, 45%.
Dólar sobe 0,37%, cotado a R$ 5,274 na compra e na venda.
Os destaques do Ibovespa do dia
As ações ordinárias da 3R Petroleum (RRRP3) ganharam 5,96% e as da PetroRio (PRIO3), 3,72%. As ordinárias da Petrobras subiram 3,71% e as preferenciais, 3,54%.
Entre as maiores quedas do Ibovespa nesta quarta-feira, ficaram as ações ligadas ao cenário interno. As ordinárias da Americanas (AMER3) perderam 6,81%, as da Via (VIIA3), 4,40% e as da Magazine Luiza (MGLU3), 3,01%. Qualicorp (QUAL3) e Yduqs (YDUQ3), por sua vez, perderam 6,65% e 5,62%.
Bolsas norte-americanas
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,33%, 0,67% e 0,85%.
ICL Economia com informações das Agências