O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (1º) em alta, em um dia de negociações que ficou marcado como o melhor resultado do mercado financeiro no dia seguinte à escolha de um presidente da República. No domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito com mais de 60 milhões de voto para o seu terceiro mandato como chefe do Executivo. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,77%, aos 116.928.
Segundo analistas financeiros, o investidor estrangeiro está bastante animado com a eleição de Lula. Isso explica a queda do dólar e dos juros e também a alta do Ibovespa. O indicador brasileiro chegou a registrar ganhos maiores ao longo do dia, mas desacelerou das máximas após o atual presidente, Jair Bolsonaro, ter feito o seu primeiro discurso desde o fim das eleições.
Para o mercado, o discurso de Bolsonaro foi pouco representativo para a formação de preço dos ativos. Os investidores avaliam que governadores e outros políticos aliados a Bolsonaro já aceitaram a vitória de Lula, o que afasta riscos de rupturas democrática. A preocupação no momento é com a política econômica do próximo governo. No entanto, a notícia de que Geraldo Alckmin, vice da chapa do petista, será o responsável por coordenar a equipe de transição de governos segue animando o mercado.
O dólar caiu 0,92% frente ao real, negociado a R$ 5,118 na compra e a R$ 5,119 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa ficaram as ações preferenciais série B da Copel (CPLE6), com mais 9,32%. Destaque também para as ações de commodities, com as ordinárias da CSN Mineração (CMIN3) subindo 7,88%, em meio à alta do minério e um dia após a companhia divulgar seu balanço, e as da São Martinho (SMTO3), 7,16%. Nas principais altas por peso, ficaram os papéis ordinários da Vale (VALE3) ganharam 3,34%.
Do lado negativo do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias da Cielo (CIEL3), que caíram 7,73%. Apesar de o balanço, divulgado ontem, ter sido considerado positivo, analistas afirmaram que investidores podem ter aproveitado para realizar lucros.
Mercado externo
Em Nova York, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,25%, 0,41% e 0,89%.
Redação ICL Economia com informações das Agências