O Ibovespa fechou em alta nesta sexta-feira (2), apesar de um cenário externo desfavorável, com dados de emprego nos Estados Unidos indicando uma possível continuidade no aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central do país). O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,90%, a 111.924 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o dia foi marcado por expectativas sobre a PEC da Transição. Os investidores têm a expectativa de que a proposta seja moderada durante tramitação no Congresso. Hoje, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não quis responder perguntas sobre quem será seu ministro da Fazenda.
O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG), que é membro da transição de governo, declarou hoje que o piso para a PEC da Transição é de uma exceção de R$ 150 bilhões à regra do teto de gastos
No mercado externo, a criação de vagas fora do setor agrícola dos Estados Unidos totalizou 263 mil no mês passado, segundo o Departamento do Trabalho. O bom resultado do mercado de trabalho nos EUA significa que o Fed pode até desacelerar a alta (de juros) em dezembro, mas o aperto monetário deve ir mais longe.
O dólar fechou em alta de 0,34%, cotado a R$ 5,215 na compra e na venda. Na semana, a queda foi de 3,59%.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram companhias ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Natura (NTCO3), com mais 10,15%, as da Locaweb (LWSA3), com mais 6,66%, e as da Hapvida ([HAPV3]) subiram 6,52%.
Mercado externo
Em Nova York, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,10%, mas o S&P500 recuou 0,12% e o Nasdaq, 0,18%.
Redação ICL com Informações das Agências