O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (12) em forte queda após perdas nas ações da Petrobras , Vale e Banco do Brasil. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 2,02%, a 105.343 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, a notícia de que Josué Gomes, filho de José Alencar, pode ser indicado pelo governo Lula para assumir a presidência da Petrobras, ou ainda ser nomeado para o comando do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio (Mdic), mexeu muito com as negociações no Ibovespa.
Josué está hoje à frente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Na entidade, ele está sob pressão de sindicatos que marcaram uma assembleia que pode levar à queda dele do cargo.
Ainda nesta segunda-feira no Brasil, o dia foi marcado pela diplomação de Lula e Alckmin no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na última sexta-feira, o presidente eleito revelou o nome de seus primeiros ministros, com destaque para Fernando Haddad, que assumirá o Ministério da Fazenda.
Também hoje, no cenário local, o Banco Central do Brasil divulgou mais uma edição do Boletim Focus, que reúne as projeções de economistas do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Os especialistas reduziram a estimativa de inflação deste ano de 5,92% para 5,79%. Foi a primeira queda em seis semanas. Para o próximo ano, a previsão ficou estável em 5,08%. Para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, o mercado financeiro manteve sua previsão estável em 3,05%. Já para 2023, a previsão de crescimento permaneceu em 0,75%.
Nas negociações do dia, o dólar subiu 1,26%, cotado a R$ 5,311 na compra e a R$ 5,312 na venda.
Destaques do Ibovespa
Entre os maiores tombos de hoje no Ibovespa, estão os papéis da Petrobras que caíram 3,24%, enquanto a Vale recuou 2,99%. Os papeis do Banco Brasil também caíram 3,40%. E as ações ordinárias da Méliuz (CASH3) perderam 7,14%, as da Cogna (COGN3), 4,76% e as da MRV (MRVE3), 4,71%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq subiram, respectivamente, 1,58%, 1,43% e 1,26%.
Redação ICL Economia com informações das Agências