O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (13) em queda, com investidores repercutindo dados sobre a inflação norte-americana e o anúncio do primeiro nome da equipe econômica de Fernando Haddad, além de Aloizio Mercadante para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O principal índice da Bolsa brasileira recuou 1,71% , a 103.540 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, as atenções do mercado permanecem voltadas para o campo político. Investidores acompanham os primeiros passos de Fernando Haddad como futuro chefe do Ministério da Fazenda , e a indicação de Gabriel Galípolo como número 2 da pasta.
Ainda no cenário local, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central do Brasil divulgou a ata de sua última reunião, que terminou com a manutenção da Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano.
A agenda econômica do dia no mercado externo teve como principal destaque a inflação ao consumidor nos Estados Unidos. O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% em novembro, abaixo das projeções de 0,3% do mercado, desacelerando a inflação acumulada em 12 meses a 7,1%, o menor patamar em 11 meses.
Nas negociações do dia, o dólar fechou em alta de 0,07% frente ao real, a R$ 5,314 na compra e a R$ 5,315 na venda.
Destaques do Ibovespa do dia
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3);PETR4) caíram, respectivamente, 1,36% e 2,47%. Os papéis ordinários do Banco do Brasil (BBAS3) ficaram entre as maiores quedas do Ibovespa, com menos 4,89%.
Mercado externo
No Estados Unidos, o dia foi de otimismo. O índice Dow Jones avançou 0,30%, o S&P 500, 0,73% e o Nasdaq, 1,01%.
Redação ICL Economia com informações das Agências