O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (19) em alta, após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional o “orçamento secreto” e diante da decisão do ministro Gilmar Mendes, da Suprema Corte, de manter benefícios sociais fora do teto de gastos. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 1,83%, aos 104.740 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, a Petrobras, uma das empresas com maior peso na composição do Ibovespa, fechou em alta hoje, acompanhando a valorização do petróleo no exterior, o que contribui para o bom desempenho do Ibovespa.
No cenário local, o ministro Gilmar Mendes atendeu a um pedido feito pela Rede Sustentabilidade e determinou que os recursos destinados ao pagamento de benefícios para garantir a renda mínima aos brasileiros estão fora da regra do teto de gastos. O magistrado fixou também entendimento de que pode ser garantido dinheiro para o Auxílio Brasil pela abertura de crédito extraordinário e que deve haver verba suficiente para que seja mantido o valor de, pelo menos, R$ 600.
Ainda no cenário doméstico, o Banco Central (BC) divulgou mais uma edição do Boletim Focus com a previsão para a inflação de 2023, que subiu de 5,08% na última semana para 5,17% nesta semana. A meta central de inflação do BC para o próximo ano é de 3,25% e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Nas negociações do dia, o dólar terminou o dia em alta de 0,28%, cotado a R$ 5,31.
Os destaques do dia do Ibovespa
A Petrobras (PETR3;PETR4) avançou 2,28% e 1,50%, mesmo tendo oscilado no começo da sessão. Os bancos, subiram em bloco, com Banco do Brasil (BBAS3) pontuando mais 1,07%, Bradesco PN (BBDC4) subindo 2,75% e Itaú Unibanco (ITUB4), mais 3,00%.
Os destaques de hoje também ficaram por conta dos nomes do varejo. Três deles subiram mais de 10%: Americanas (AMER3) ficou com mais 12,65%, Magazine Luiza ([ativo=MGLU3) ganhou 10,13% e Via ([ativo=VIIA3]), 16,23%.
No campo negativo as baixas ficaram por conta da Vale (VALE3), que caiu 0,36 e a Usiminas (USIM5), com menos 6,12%, maior queda do dia.
Mercado externo
Os investidores em Nova York seguem mais pessimistas do que otimistas nesse final de ano, após o Fed avisar, na semana passada, que novas altas das taxas virão por aí. Os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram 0,50%, 0,91% e 1,49%, respectivamente.
Redação ICL Economia com informações das Agências