Bolsas da Ásia fecham no positivo em dia de baixa liquidez com o fechamento dos mercados dos EUA e Europa

Por aqui, entre hoje e amanhã as atenções estão voltadas para o anúncio dos últimos nomes que devem compor o novo governo Lula
26 de dezembro de 2022

Enquanto os mercados dos EUA e Europa permanecem fechados nesta segunda-feira (26), devido ao Natal, a maioria das bolsas da Ásia fecharam em alta. Para hoje, é aguardada a divulgação dos dados de atividade econômica no Japão, como taxa de desemprego e vendas no varejo.

Na China, o avanço dos casos de Covid-19 continuam preocupando. Sem apresentar justificativas, a Comissão Nacional de Saúde do país, que tem status de ministério, decidiu não publicar mais os números diários de casos e mortes pela doença como vinha acontecendo desde o início de 2020.

Com uma baixa taxa de vacinação principalmente entre a população idosa, a China decidiu flexibilizar a política de Covid Zero para conter o avanço da doença e, desde então, está lidando com um avanço sem precedentes da doença desde 7 de dezembro, data em que as medidas foram flexibilizadas.

Brasil

O Ibovespa fechou o pregão de sexta-feira (23) em alta com dados da inflação em linha com o esperado pelo mercado e com dados de inflação em linha com o esperado pelo mercado e com dado de inflação nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira registrava alta de 1,83%, aos 109.524 pontos.  Com o resultado, a semana termina com alta de 6,65% — é o maior valor desde a semana de 21 de outubro.

Segundo analistas do mercado financeiro, a notícia de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, ter ficado em 0,52% em dezembro mexeu com os ânimos dos investidores. Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete tiveram alta em dezembro. Transportes e Alimentação e bebidas foram responsáveis pelo maior impacto no mês. Vestuário, por sua vez, apresentou a maior variação, fechando o ano com a maior alta acumulada (18,39%) entre os grupos.

Nas negociações do dia, o dólar comercial recua 0,38%, cotado a R$ 5,16, após IPCA-15.

Europa

As bolsas da Europa também estão fechados nesta segunda-feira devido ao feriado de Natal.

Estados Unidos

As bolsas em Wall Street também seguem fechadas hoje por conta do feriado de Natal.

Ásia

A maioria das bolsas da Ásia fechou em alta nesta segunda-feira, com os mercados dos Estados Unidos e da Europa fechados em função do feriado de Natal.

Em relação a dados econômicos, investidores da região aguardam pela divulgação da taxa de desemprego e vendas no varejo do Japão.

Shanghai SE (China), +0,65%
Nikkei (Japão), +0,65%
Hang Seng Index (Hong Kong), -0,44%
Kospi (Coreia do Sul), +0,15%

Petróleo

Mercado de petróleo também parado hoje, mas investidores seguem atentos ao anúncio de que o governo de Vladimir Putin ameaça reduzir a produção de petróleo como retaliação a um “teto” no preço do insumo russo implementado neste mês por potências ocidentais, o que tem pressionado o preço da commodity.

Agenda

Agenda de indicadores esvaziada nesta segunda-feira em função do feriado de Natal. Mas, para a semana, é aguardada durante a semana a divulgação do dado de atividade de manufatura de dezembro nesta terça-feira (27) e o índice de manufatura do Federal Reserve de Richmond de dezembro na quarta (28).

O mercado deve ficar atento também à divulgação dos PMIs (índices de gerentes de compras) de dezembro na China, indicador antecedente importante que funciona como um termômetro da atividade econômica. Os PMIs composto, de manufatura e ex-manufatura serão divulgados na sexta-feira à noite.

Por aqui, no Brasil, no campo político, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve anunciar, entre hoje e amanhã, os últimos nomes que vão compor os ministérios do novo governo. Atenção ainda para os dados de novembro sobre a geração de empregos formais do Caged, na quarta-feira (28). Para hoje, investidores aguardam pela divulgação do índice de confiança para o consumidor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) de dezembro e o Boletim Focus.

Redação ICL Economia
Com informações das agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.