O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apresentou a composição completa de seu ministério, nesta quinta-feira (29). O petista fez o anúncio ao lado de todos os indicados. O ministério de Lula terá 11 mulheres, algumas delas em pastas com orçamentos robustos, como Nísia Trindade, na Saúde, e Simone Tebet, no Planejamento. Lula também anunciou os líderes do governo na Câmara, José Guimarães, e no Senado, Jaques Wagner. Já o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) será o líder do governo no Congresso.
Até ontem (28), haviam sido confirmados 21 dos 37 nomes. Hoje, Lula confirmou as indicações de Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Ana Moser (Esportes) e Carlos Lupi (Previdência).
A sempre polêmica Secretaria de Comunicação Social (Secom) fica com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), enquanto o Ministério das Comunicações está com o deputado Juscelino Filho (União Brasil-MA). O presidente eleito comparou a escolha de todo o ministério ao de técnico da seleção brasileira: “Quero que a gente receba o título de melhor governo do mundo”.
“A construção do governo continua, e ela vai continuar inclusive depois da posse”, disse Lula. Ele pretende, dois ou três dias depois da posse, fazer uma reunião com os ministros para dizer “o que eu quero que aconteça neste país”. Em seguida, o presidente eleito quer se reunir com todos os governadores. “A gente vai começar o governo trabalhando. Quero que vocês (ministros) façam parte da história política deste país.”
Lula enfatizou a “coragem” de todos de assumir o governo em uma situação de precariedade. “Quase tudo na área social foi desmontado. (Vamos remontar) com muito mais competência, vontade, disposição. (…) Tenho certeza de que vamos dar conta do recado.”
A posse de Lula e dos nomeados de seu governo acontece no próximo domingo à tarde (1º), com um esquema de segurança ímpar na história do país, devido às manifestações golpistas que acontecem, incluindo prisões de bolsonaristas que têm promovido arruaças.
Ao anunciar os nomes que faltavam para o primeiro escalão, Lula ainda falou sobre a chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Transição, agora a Emenda Constitucional 126, e da posse do próximo domingo (1º). A descoberta de possíveis atentados ligou o alerta da segurança, mas Lula disse que “não vai ter barulho” na cerimônia. “Quem perdeu as eleições fique quietinho.”
Ministério de Lula: veja a lista de todos os nomeados que vão compor o futuro governo
Sobre sua equipe, Lula afirmou que “nunca antes na história do Brasil teve tantas mulheres ministras”. De 37 nomes, 11 são mulheres. Elas também estarão à frente do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, segundo adiantou o presidente eleito.
O petista também enfatizou a primeira “indígena ministra”, a deputada eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP). “Ontem, eu falei com a Sonia que é uma experiência nova (o Ministério dos Povos Indígenas), que todos nós temos que trabalhar para ajudar. Eu ainda tenho que escolher quem será o presidente da Funai.” Sonia e Marina Silva (Rede, agora novamente ministra do Meio Ambiente) foram bastante aplaudidas na cerimônia.
Abaixo, veja a lista de todos os nomeados:
Agricultura e Pecuária: Carlos Fávaro
Casa Civil: Rui Costa
Cidades: Jader Filho
Ciência e Tecnologia: Luciana Santos
Comunicações: Juscelino Filho
Controladoria-Geral da União: Vinícius Carvalho
Cultura: Margareth Menezes
Defesa: José Múcio Monteiro
Desenvolvimento Agrário: Paulo Teixeira
Desenvolvimento Social: Wellington Dias
Direitos Humanos: Silvio Almeida
Educação: Camilo Santana
Esportes: Ana Moser
Fazenda: Fernando Haddad
Gabinete de Segurança Institucional: Gonçalves Dias
Gestão: Esther Dweck
Igualdade Racial: Anielle Franco
Indústria e Comércio: Geraldo Alckmin
Desenvolvimento Regional: Waldez Góes
Justiça e Segurança Pública: Flávio Dino
Meio Ambiente: Marina Silva
Minas e Energia: Alexandre Silveira
Mulheres: Cida Gonçalves
Pesca e Aquicultura: André de Paula
Planejamento e Orçamento: Simone Tebet
Portos e Aeroportos: Márcio França
Povos Indígenas: Sonia Guajajara
Previdência Social: Carlos Lupi
Relações Exteriores: Mauro Vieira
Relações Institucionais: Alexandre Padilha
Secretaria de Comunicação Social: Paulo Pimenta
Secretaria-Geral: Márcio Macêdo
Saúde: Nísia Trindade
Trabalho: Luiz Marinho
Transportes: Renan Filho
Turismo: Daniela Souza Carneiro (Daniela de Waguinho)