O Ibovespa fechou o pregão desta sexta-feira (17) em queda em dia de agenda esvaziada na véspera dos feriados de Carnaval do Brasil, mas com investidores de olho no possível endurecimento do discurso do Federal Reserve sobre os juros nos Estados Unidos. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,70%, aos 109.176 pontos.
Na próxima semana, o Ibovespa deve permanecer fechados nos dias 20 e 21 de fevereiro. Na quarta-feira (22), as negociações voltam a partir das 13h.
Hoje, os investidores acompanharam a agenda do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que se reuniu com o Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil e com a Coalizão Indústria durante a tarde. Ontem, o Conselho Monetário Nacional (CMN) se reuniu pela primeira vez no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em meio a tensões entre o chefe do Executivo e o Banco Central. No encontro, que durou apenas 28 minutos, não foram discutidas a meta da inflação e a taxa básica de juros.
Nas negociações do dia, o dólar fechou em queda de 0,96%, negociado a R$ 5,161 na compra e a R$ 5,162 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa, figuraram ações ligadas ao mercado interno, como as ordinárias da Magazine Luiza (MGLU3), com menos 3,94%, e Méliuz, com menos 2,13%%. Commodities também tiveram um dia negativo, com 3R Petroleum (RRRP3) e PRIO (PRIO3) perdendo, na sequência, 3,60% e 5,07%. As ordinárias da Vale (VALE3) caíram 1,30%, após a companhia divulgar seu balanço do quarto trimestre.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, os índices fecharam sem direção exata hoje. O Dow Jones subiu 0,39%, enquanto S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 0,27% e 0,58%.
Redação ICL Economia com informações das Agências