Haddad nomeia duas mulheres para as presidências do Banco do Brasil e da Caixa, conforme prometido por Lula

Tarciana Medeiros será a primeira mulher a comandar o BB, que tem 214 anos. Na Caixa, a escolhida foi Maria Rita Serrano, integrante do Conselho de Administração
30 de dezembro de 2022

Como havia adiantado ontem (29), o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (30) as duas mulheres que vão presidir o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, instituições atreladas ao Ministério da Fazenda, a ser comandado por Fernando Haddad. Para a presidência do BB, Tarciana Medeiros deverá ser a primeira mulher a comandar a instituição, que tem 214 anos. Na Caixa, a escolhida foi Maria Rita Serrano, integrante do Conselho de Administração. Por sua vez, Tarciana está no BB desde 2000. É gerente executiva há três anos.

O anúncio oficial foi feito por Haddad. Segundo ele, as duas já se reuniram com ele e o presidente eleito para discutir as prioridades do novo governo para os bancos públicos. As duas, nas palavras do futuro ministro, se mostraram “completamente alinhadas” ao que foi apresentado.

“Ambas estão bastantes animadas com as tarefas que lhes foram designadas pelo presidente da República”, disse Haddad ao anunciá-las a jornalistas em frente ao hotel onde Lula está hospedado, em Brasília.

Foco do Banco do Brasil e da Caixa será oferecer linhas de crédito para famílias de baixa renda endividadas

Por ocasião do anúncio das duas, Haddad disse que a prioridade dos dois bancos públicos será oferecer linhas de crédito para famílias de baixa renda endividadas. O futuro ministro da Fazenda acrescentou que se trata “de colocar à disposição da população o que foi promessa de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”.

Com as nomeações, o petista cumpre a promessa de fazer um governo mais diverso. Agora, sobe para 13 o número de mulheres no futuro governo em cargos estratégicos, mas há uma orientação para que os homens empossados também deem mais espaço a elas em seus ministérios. Dos 37 ministérios de Lula, 11 serão comandados por mulheres. No governo de Dilma Rousseff (2011-2016), foram 10. A posse de Lula e equipe acontece no domingo à tarde (1º).

A futura presidente da Caixa é funcionária da Caixa desde 1989 e já ocupou várias funções no banco. Participa do Conselho de Administração desde 2014, sendo eleita titular em 2017. É mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História, com especialização em Governança Corporativa para conselheiros.

Além disso, Rita presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. Desde 2015, coordena o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. E é conselheira da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa).

Em nota, Maria Rita Serrano confirmou ter aceitado o convite. “O presidente Lula mais uma vez resgata o valor do que é para todos, público, valorizando a Caixa e provando seu compromisso com as mulheres e trabalhadores”, afirmou a representante dos empregados no Conselho de Administração.

A ex-presidente da Caixa Maria Fernanda Coelho era cotada para assumir novamente a direção do banco. Mas ela foi anunciada, nesta semana, como secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência. Ainda existe a expectativa do anúncio do novo presidente da Petrobras.

Ela atualmente possui cargo de gerente executiva na Diretoria de Clientes do Banco do Brasil. Antes, foi superintendente comercial da BB Seguridade, subsidiária do banco. Formada em administração de empresas, é pós-graduada em gestão, marketing, liderança e inovação.

Já Tarciana Medeiros esteve à frente de projetos de pós-venda na Diretoria de Crédito e Empréstimos do BB por dois anos, uma das áreas prioritárias em que o governo conta com a atuação do banco público de varejo logo nos primeiros momentos da nova gestão.

Redação ICL Economia
Com informações da Agência Brasil e da Rede Brasil Atual

 

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.