Caixa reduzirá taxa de juros para 2,1 milhões de micro e pequenas empresas

Redução da taxa de juros resulta de um acordo firmado com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Segundo a Caixa, os juros poderão cair até 33% em algumas linhas de crédito
12 de abril de 2023

A Caixa Econômica Federal pretende reduzir taxa de juros para cerca de 2,1 milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). Segundo a Caixa, os juros poderão cair até 33% em algumas linhas de crédito. A presidente do banco, Rita Serrano, fez o anúncio durante evento da Frente Parlamentar do Empreendedorismo na terça-feira (11). Durante o evento de 100 dias de governo com os ministros, Lula pediu pediu aos  bancos públicos a cobrança de empréstimos a juros mais baratos do que os bancos privados.

A redução da taxa de juros será possível por causa de um acordo firmado com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).  A partir da assinatura do termo, empresas filiadas às Associações Comerciais de todo o Brasil terão acesso a linhas de financiamento com com redução de até 33% das taxas praticadas no balcão. Em alguns casos, as taxas chegam a apenas 1,21% ao mês, o que, segundo a presidente da Caixa, Rita Serrano, é a menor alíquota dos cinco maiores bancos do país.

“A Caixa está voltando a atuar fortemente nos programas do governo, no Minha Casa Minha Vida, [no] Bolsa Família. Toda a função da Caixa no gerenciamento de programas sociais está retornando e, junto com isso, o olhar para o desenvolvimento do país, voltado para o setor produtivo. Precisamos de crédito para produzir”, disse Rita Serrano.

De acordo com o presidente da CACB, Alfredo Cotait, a assinatura do termo é um enorme passo em direção à retomada e a garantia do funcionamento do micro e pequeno empreendedorismo no Brasil. “Com essa parceria, certamente vamos contribuir para que essas empresas cresçam e gerem emprego e renda em seus municípios, Brasil afora. Estamos muito felizes em assumir esse compromisso com a Caixa e por podermos, mais uma vez, fazer a diferença na vida de quem empreende no nosso País”, afirmou.

Compra de máquinas e equipamentos poderá ser financiada com taxa de juros a partir de 1,34% ao mês

taxa de juros, viagem à China, fabricante de chips, alta complexidade, produção industrial, indústria dos chips. Lula vai à China

Crédito: Envato

Empresas associadas ao convênio poderão contratar linha de capital de giro com taxas a partir de 1,21% ao mês. A compra de máquinas e equipamentos poderá ser financiada com taxas a partir de 1,34% ao mês.

Os clientes associados também terão taxas reduzidas na contratação do GiroCaixa Fampe, com juros a partir de 1,87% ao mês. Sem destinação específica e sem garantia, o empréstimo é destinado a microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano.

O banco anunciou outras vantagens às empresas que fazem parte do convênio, como a gratuidade na primeira anuidade dos cartões de crédito e convênio de cobrança bancária com desconto de até 30%.

A parceria vai atender ainda aos projetos desenvolvidos pela CACB, como o AL-Invest Verde, o Desenvolve Mulher Empreendedora e o Empreender. Nesse sentido, será disponibilizado crédito para ações como o fomento ao empreendedorismo feminino, a instalação de células fotovoltaicas ou a modernização do parque industrial das empresas.


Redação ICL Economia
Com informações da CACB e Agência Brasil

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.