Com mercado externo, Ibovespa cai 0,13%, aos 126.422 pontos

O dólar comercial disparou diante do real. A alta foi de 1,27%, a R$ 5,65.
24 de julho de 2024

O Ibovespa não segurou o reggae do mercado externo, nesta quarta-feira (24), e acabou indo junto, ainda que de leve, com baixa de 0,13%, aos 126.422,73 pontos.

Lá fora, os principais índices em Wall Street desabaram – o Dow Jones perdeu mais de 1%, o S&P 500 desceu mais de 2% e o Nasdaq fez pior, caiu mais de 3%, com resultados corporativos.

Em Nova York, a sessão de hoje é um reflexo do que vem acontecendo nos últimos dias. Esta quarta-feira, no entanto, foi pior, depois dos balanços da Tesla e da Alphabet.

A Tesla registrou ontem, após o fechamento, sua pior margem de lucro em mais de cinco anos. Já a Alphabet reportou uma receita superior às estimativas, mas frustrantes em alguns aspectos.

Dados decepcionantes da Tesla e da Alphabet levantaram questões sobre o domínio da grandes empresas de tecnologia e o boom da Inteligência Artificial. Dias atrás houve um movimento de investidores retirando seus investimentos nas big techs, empresas consideradas megacapitalizadas.

Por aqui, Vale e Petrobras ajudaram a salvar o dia do Ibovespa, depois da baixa de ontem (23) provocada justamente pelas commodities. A mineradora (VALE3) subiu 0,61%, em dia que o minério de ferro recuou, com China pesando, enquanto o petróleo subiu, com estoques menores, e a Petrobras (PETR4) ganhou 0,80%, embora mais impulsionada pela projeção de um grande banco do que pela valorização da commodity em si.

Em dia de agenda de indicadores esvaziada no país, as atenções se voltaram para a participação do presidente Lula na reunião do G20, em que ele fez um discurso bastante contundente contra a fome e a pobreza.

Dólar

O dólar comercial disparou diante do real. A alta foi de 1,27%, a R$ 5,65. Os Dis (juros futuros) avançaram por toda a curva.

Mercado externo

A baixa generalizada em Nova York foi consequência dos resultados decepcionantes das big techs e uma certa suspeita que paira no ar com a sustentabilidade dos ativos de Inteligência Artificial.

O Dow Jones despencou 1,27%, aos 39.844,30 pontos; o S&P 500, -2,31%, aos 5.427,13 pontos; e o Nasdaq, -3,64%, aos 17.342,41 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.