O Ibovespa seguiu a baixa liquidez dos mercados, nesta segunda-feira (15), devido ao feriado de Martin Luther King Jr. nos Estados Unidos. O principal índice da bolsa brasileira fechou com alta de 0,41%, aos 131.520 pontos.
Depois de começar o dia em queda, o índice inverteu o sinal e fechou em alta apoiado nas ações do Pão de Açúcar (PCAR3), que fechou com alta de 22%, e os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4), que começaram o dia em baixa, com o petróleo recuando, mas fecharam com alta de 1,01% e 1,07%, respectivamente.
Com o mercado externo mais fraco, as atenções dos investidores por aqui se voltaram para Brasília, onde o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se encontrariam no início da noite para buscarem uma saída para o impasse sobre a reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia.
De acordo com informações do Broadcast, os dois conversaram por telefone hoje é a expectativa de Haddad para a reunião “é boa, como sempre”. “Pedi para Receita reestimar impactos de projetos aprovados e que não estão no Orçamento”, comentou Haddad nesta tarde.
O dólar à vista fechou o dia em leve alta. A moeda norte-americana subiu 0,18%, cotada em R$ 4,8662.
Destaques do Ibovespa
O grande destaque do dia do Ibovespa foi o Pão de Açúcar (PCAR3). Os papéis do grupo tiveram alta de 22,55%, com as informações de que a empresa convocou, na semana passada, uma assembleia geral extraordinária que debaterá o aumento no limite de capital da companhia.
Na esteira do Pão de Açúcar, outras varejistas também se deram bem. Os papéis da rede Assaí (ASAI3) subiram 3,16%; os do Magazine Luiza (MGLU3) tiveram alta de 0,88%; e as ações da Lojas Renner (LREN3) avançaram 0,24%, em dia que os DIs (juros futuros) recuaram.
Na ponta negativa, a Gol (GOLL4) liderou as perdas, despencando -6,05%, com a possibilidade de a companhia aérea entrar com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias