Em dia de vencimento de opções e com ajuda da Petrobras, Ibovespa sobe 0,26%

O dólar comercial também subiu 1,01%, a R$ 5,48, próximo da máxima do dia.
17 de julho de 2024

O Ibovespa voltou a subir, nesta quarta-feira (17), depois da queda de ontem (16), quando foi interrompida uma sequência de 11 altas seguidas. Hoje foi dia de vencimento de opções, e o principal indicador da Bolsa brasileira subiu 0,26%, aos 129.450,32 pontos, um ganho de 339,94 pontos.

Hoje, ficou claro que o ministro Fernando Haddad (Fazenda) tinha razão quando disse que a fala do presidente Lula, em entrevista à Record ontem, havia sido tirada do contexto, o que gerou oscilação no mercado financeiro, fazendo a Bolsa cair.

O conteúdo foi vazado por uma agência da qual a entrevistadora da Record, Renata Varandas, é sócia. Pouco antes das 13h, uma corretora divulgou aos investidores a declaração em que Lula dizia que ainda precisava ser convencido sobre a necessidade de cortes de gastos e que a meta fiscal não necessariamente precisava ser cumprida, embora tenha se comprometido com o arcabouço fiscal.

Nesta quarta-feira, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, em entrevista à CNN, que Lula fez um “pedido explícito” para que fizessem o que fosse “necessário para garantirmos o cumprimento do arcabouço fiscal”. “É um compromisso inegociável por parte do presidente Lula”, disse Padilha.

No âmbito corporativo, a notícia mais importante foi que a Vale (VALE3) divulgou ontem seus dados de produção do 2T24. Foram considerados sólidos, mas ainda trazendo dúvidas se poderá animar as ações. De quebra, o minério de ferrou recuou do outro lado do mundo. A queda de VALE3 hoje foi ampla: 0,93%.

Por outro lado, Petrobras (PETR4) subiu 0,52%, com a alta expressiva do petróleo internacional, e ajudou, junto com os bancos, a colocar o Ibovespa no terreno positivo.

Dólar

O dólar comercial também subiu 1,01%, a R$ 5,48, próximo da máxima do dia. Os DIs (juros futuros) igualmente avançaram, com altas por toda a curva.

Mercado externo

As bolsas de Nova York repercutiram hoje o cenário político, que segue tenso e incerto depois da tentativa de assassinato de Donald Trump no sábado (13) e com as dúvidas sobre a capacidade do presidente democrata, Joe Biden, de concorrer à reeleição. Alguns doadores querem que Biden desista de concorrer.

O Dow Jones subiu 0,60%, aos 41.198,21 pontos; o S&P 500, caiu 1,39%, aos 5.588,27 pontos; e o Nasdaq também teve desempenho negativo de 2,77%, aos 17.996,92 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.