O Ibovespa terminou a terça-feira (7) com alta de 0,58%, aos 129.210 pontos, no embalo dos balanços corporativos divulgados até o momento e, também, à espera da decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que será divulgada amanhã (8).
Ontem (6), após o fechamento do mercado financeiro, o Itaú anunciou um lucro recorrente gerencial de R$ 9,771 bilhões no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento considerável em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado é quase 16% maior que o registrado no ano passado.
Os investidores também repercutiram os resultados da Vamos (VAMO3), Rede D’Or (RDOR3) e Vivara (VIVA3), que figuraram como as maiores altas do Ibovespa nesta terça.
Além dos dados corporativos, que centralizaram as atenções, os investidores também se preparam para a decisão sobre a taxa básica de juros, a Selic, que será divulgada amanhã. Nessa seara, a dúvida é sobre o tamanho do corte, se 0,50 ponto percentual ou 0,25 p.p.
As movimentações do governo para mitigar as consequências da tragédia climática no Rio Grande do Sul também estiveram no radar, especialmente pelo fato de a grande imprensa estar batendo na tecla sobre os impactos da ajuda federal no âmbito fiscal, como se isso fosse o mais importante no momento.
Já o dólar à vista fechou a R$ 5,0673, com leve queda de 0,13%.
Destaques do Ibovespa
As ações da Vamos (VAMO3) lideraram os ganhos do Ibovespa desde a abertura das negociações, com alta de 12,77%, em reação aos números do primeiro trimestre divulgados ontem (6).
Na ponta negativa, a Suzano (SUZB3) liderou as perdas, com baixa de 12,27%, em reação dos investidores aos rumores de que a companhia brasileira fez uma proposta de aquisição da International Paper (IP), o que reduziria o ritmo de desalavancagem da empresa, na visão do mercado.
Mercado externo
As bolsas de Nova York terminaram o pregão majoritariamente em alta, em dia sem a divulgação de indicadores econômicos relevantes.
O Dow Jones subiu 0,08%, aos 38.884,26 pontos; o S&P 500, +0,13%, aos 5.187,70 pontos; enquanto o Nasdaq teve queda de 0,10%, aos 16.332,56 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias