A deputada federal e presidenta do Partido dos Trabalhadores Gleisi Hoffmann afirmou em postagem nas suas redes sociais que a denúncia de manipulação do relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, é “crime e tem que ser investigado”. Gleisi ainda classificou a denúncia como “gravíssima”.
Denúncia comentada por Gleisi foi feita por gestor do mercado
Segundo Pedro Cerize, fundador da Skopos Investimentos, gestores de fundos e economistas combinam previamente os resultados do relatório para influenciar decisões do Banco Central.
Cerize revelou o esquema durante o evento Convex Day 2024, apontando que o mercado financeiro organiza grupos para “ajustar” o relatório e direcionar as decisões do BC.
No mesmo evento, ele questionou a credibilidade do Banco Central, comparando-o com o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA. De acordo com Cerize o Fed não descumpre anúncios sobre corte de juros, como o Banco Central BC já fez pelo menos três vezes.
A denúncia soma-se a uma representação já em andamento no Ministério Público, movida após revelações do economista Eduardo Moreira, do Instituto Conhecimento Liberta (ICL). O MP solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) a adoção de medidas para identificar possíveis desvios de conduta pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na definição da taxa Selic.
Do ICL Notícias