O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), anunciou ontem (11) o plano de investimentos para o porto de Santos entre 2024 e 2028. A principal obra será o túnel entre Santos e Guarujá, que vai receber verba de R$ 6 bilhões.
O montante representa quase a metade do total de R$ 12,6 bilhões que serão destinados, incluindo investimento público e em PPPs (parcerias público-privadas) que serão destinados ao complexo portuário. No entanto, há ainda a projeção de mais R$ 8,68 bilhões em investimentos somente privados, somando um total de R$ 21,28 bilhões em cinco anos.
O túnel entre Santos e Guarujá é uma reivindicação antiga de prefeitos da Baixada, mas nunca saiu do papel.
Outros pontos do plano de investimentos inclui ainda:
- R$ 324,1 milhões para a drenagem do canal do porto
- R$ 100 milhões para construção do Parque Valongo
- R$ 169 milhões para sistema de monitoramento de tráfego de navios
- R$ 112,3 milhões para berços de atracação na Ilha Barnabé
- R$ 14,9 milhões para dragagem e aprofundamento dos berços de atracação entre os armazéns 12A e 23
- R$ 350 milhões para a transferência do terminal da Marimez para o TEVAL (Terminal Marítimo do Valongo)
- R$ 500 milhões para diversificação da matriz energética da usina de Itatinga
O ministro esteve ainda no aeroporto civil metropolitano no Guarujá, que está em obras para receber voos comerciais a partir de 2025. Serão gastos R$ 21,3 milhões para a adequação da estrutura.
“O aeroporto vai ajudar muito a fomentar o turismo de negócios e são investimentos fundamentais para o desenvolvimento da região”, afirmou Costa Filho.
Porto de Santos: maior PPP será transferência transferência de terminal de passageiros
Na concessão de dragagem para aumento do calado (profundidade para atracação), serão usados R$ 6,5 bilhões, sendo R$ 5,8 bilhões de dinheiro privado. Mas a previsão é que isso aconteça nos próximos 20 anos.
Fora esse, o maior investimento será a PPP para a transferência do Concais, o terminal de passageiros do porto para a área do Valongo, próximo ao centro histórico de Santos, com investimento previsto de R$ 1,4 bilhão.
Incluídas as obras no bairro da Alemoa, deverão ser destinados R$ 1 bilhão para ferrovia interna do porto.
“Teremos investimentos nas [avenidas] perimetrais, que são fundamentais para o escoamento da produção e em estacionamento para melhoria de acessibilidade do porto de Santos e para dar mais conforto aos caminhoneiros”, completou o ministro.
As perimetrais em Santos e Guarujá receberão R$ 569,9 milhões no total.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias e da Folha de S.Paulo