Ibovespa sobe 2,33% puxado por ações do setor da educação

Dólar comercial, por sua vez, cai forte recuando 1,79% e fechando o dia valendo R$ 5,165 na compra e venda
19 de setembro de 2022

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (19) em alta, acompanhando a melhora das bolsas no exterior e puxada por ações do setor de educação. O principal índice da Bolsa brasileira encerrou o dia em alta de 2,33%, a 111.823 pontos.

Os economistas do mercado financeiro reduziram de 6,40% para 6% a estimativa de inflação para este ano e também elevaram a previsão de crescimento da economia, segundo o boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central.

O mercado financeiro também passou a prever uma alta maior do Produto Interno Bruto (PIB) em 2022. A previsão dos economistas dos bancos é que a economia brasileira cresça 2,65% em 2022, contra os 2,39% previstos anteriormente. Já para a taxa de juros, a expectativa foi mantida em 13,75% ao ano no fim de 2022.

Nos Estados Unidos, os investidores continuam focados na reunião do Comitê de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Banco Central dos EUA. Na quarta-feira sai decisão sobre a taxa de juros e a expectativa é que a taxa suba entre 75 pontos-base e até 1 ponto.

O dólar comercial, por sua vez, caiu forte recuando 1,79% e fechando o dia valendo R$ 5,165 na compra e venda.

Os destaques do dia do Ibovespa

Nas negociações do dia, os preços do petróleo avançaram no mercado internacional. Com isso, as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), empresa de maior peso do índice depois da Vale (VALE3), dispararam. A mineradora e os grandes bancos também subiram entre 2% e 3% hoje.

Nesta segunda-feira, Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, líder em todas as pesquisas de intenção de voto, afirmou que o programa de financiamento estudantil Fies voltará “com força” caso seja eleito. Empresas de educação dispararam no Ibovespa, com Yduqs (YDUQ3) e Cogna (COGN3) liderando as altas do Ibovespa hoje.

Bolsas norte-americanas

Nos Estados Unidos, em Nova York, as Bolsas americanas se consolidaram no terreno positivo. O Dow Jones subiu 0,64%, aos 31.019 pontos; o S&P 500 avançou 0,69%, para 3.899 pontos; e Nasdaq teve alta de 0,76%, fechando aos 11.535 pontos.

Redação do ICL com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.