O Ibovespa fechou o pregão desta quarta-feira em alta (15), na medida em que investidores continuam a repercutir uma eventual mudança antecipada das metas de inflação na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), prevista para acontecer amanhã . O principal índice da Bolsa brasileira avançou 1,62%, a 109.600 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores aguardam com cautela as discussões que devem ser feitas nesta quinta-feira (16) em torno das metas de inflação. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já afirmou à imprensa que será preciso aguardar os próximos movimentos para ter uma resposta sobre o tema, ressaltando que a prerrogativa de definir mudanças é do governo. Neste sentido, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também destacou que a revisão da meta de inflação não está na pauta do CMN de amanhã.
Alguns especialistas consideram que, se o BC concordar com alterações na meta da inflação — principalmente na primeira reunião do ano —, o ato poderia ser interpretado como fraqueza da instituição diante da pressão do presidente Lula, que vem reclamando do atual patamar da Taxa Selic em 13,75% ao ano. Lula teria avisado à equipe econômica que quer um aumento de 1 ponto percentual na meta de inflação de 2023, atualmente em 3,25%, e a redução da Selic para um patamar próximo de 12% até o fim do ano.
Em meios as discussões sobre a taxa Selic no Brasil, Haddad afirmou que não vê motivo para se preocupar com a relação entre a Fazenda e o Banco Central, e que as expectativas econômicas estão sendo contaminadas por ruídos. Ainda hoje, o ministro da Fazenda ressaltou que o anúncio da nova regra fiscal deve ocorrer em março. O ministro vinha falando anteriormente em apresentar a regra fiscal em abril.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ganhou 0,41% frente ao real, cotado a R$ 5,219 na compra e R$ 5,220 na venda
Destaques do dia do Ibovespa
As maiores altas do Ibovespa de hoje ficaram com as companhias ligadas ao mercado interno. As ações ordinárias da Hapvida (HAPV3) subiram 7,64%, as da MRV (MRVE3), 5,85% e as da Via (VIIA3), 5,58%.
Mercado externo
Em Nova York, os índices oscilaram por boa parte do dia, mas acabaram fechando no verde, com o Dow Jones subindo 0,11%, o S&P 500, 0,28% e o Nasdaq, 0,92%.
Redação ICL Economica com informações das Agências