O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (17) em queda, em dia de visita do chanceler russo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,25%, aos 106.015 pontos. Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores continuam a monitorar ainda eventuais sinais sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e sobre o avanço do debate fiscal no Brasil.
Na agenda local, o principal destaque ficou mesmo com o encontro do presidente Lula com o chanceler russo, Sergei Lavrov. A vinda de Lavrov a Brasília ocorre em meio às críticas de Lula a postura dos americanos, de fornecerem armas para a Ucrânia. O presidente brasileiro disse que os Estados Unidos precisam parar de incentivar a guerra. Já os Estados Unidos veem a Rússia como responsável pela guerra e, desde o início, comandaram a imposição de sanções econômicas ao país presidido por Vladimir Putin.
Sobre o arcabouço fiscal, o governo informou que deve enviar o novo texto ao Congresso ainda nesta semana. Já entre os indicadores, o foco esteve no boletim Focus do Banco Central, em que os economistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação deste ano, de 5,98% para 6,01%. Para 2024, a projeção de inflação do mercado financeiro subiu de 4,14% para 4,18% na semana passada.
Para o crescimento Produto Interno Bruto (PIB) de 2023, a expectativa do mercado financeiro recuou de 0,91% para 0,90% na última semana. Já para 2024, a previsão de crescimento caiu de 1,44% para 1,40%.
O Banco Central também divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB). Em janeiro, houve pequena queda de 0,04% na comparação com dezembro do ano passado. Na comparação com janeiro do ano passado, de acordo com o Banco Central, o indicador do nível de atividade registrou crescimento de 3,03%. Em 12 meses até janeiro, o IBC-Br apresentou crescimento de 3%. Nesse caso, o índice foi calculado sem ajuste sazonal.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar teve alta de 0,45% frente ao real, cotado a R$ 4,97.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores baixas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias da 3R Petroleum (RRRP3), com menos 17,50%; As ações ordinárias da PRIO (PRIO3) perderam 1,44% e as da Vale (VALE3), 1,19%. Do lado positivo do Ibovespa, ficaram a JBS (JBSS3), a Marfrig (MRFG3) e a SLC Agrícola (SLCE3).
Mercado externo
Em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram 0,30%, 0,33% e 0,28%, respectivamente.
Redação ICL Notícias com informações das Agências