O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (5) em queda, com o mercado externo desfavorável e investidores desconfiados com a capacidade do governo federal de atingir suas metas fiscais. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,48%, aos 117.331 pontos.
Segundo analistas financeiros, apesar da forte alta nos papéis da Petrobras, que acompanharam a valorização do petróleo no mercado externo, os mercados tiveram mais um dia de volume de negócios reduzidos por conta do feriado do próximo dia 7, quando a bolsa não vai funcionar.
No mercado externo, a situação da China voltou a preocupar os investidores. Hoje, os números do Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços foram divulgados, mostrando uma queda de 54,1 pontos em julho para 51,8 em agosto. Esse indicador revela, por exemplo, como anda a percepção do mercado sobre a economia e é medido de 0 a 100 pontos. Valores maiores que 50 indicam uma expansão, enquanto os menores indicam contração. Na Europa, houve divulgação do PMI Composto, que caiu de 48,6 em julho para 46,7 em agosto, mostrando uma aceleração na contração da economia do Velho Continente.
No Brasil, o destaque da agenda de hoje foi para os números da produção industrial de julho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria brasileira recuou 0,6% em julho, enquanto as projeções do mercado eram de leve alta. Em relação ao mesmo mês do ano passado, a produção industrial apresentou queda ainda mais acentuada, de 1,1%. No ano, até aqui, a baixa é de 0,4%.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar subiu 0,82% frente ao real, cotado a R$ 4,975 na compra e na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
As ações ordinárias e preferenciais da Petrobras (PETR3;PETR4) subiram forte no pregão do Ibovespa por conta do avanço da commodity, com altas de 4,60% e 3,34%, respectivamente. As ações ordinárias da PRIO (PRIO3) tiveram alta de 1,89% e as da 3R (RRRP3), 1,13%.
Entre as maiores quedas do Ibovespa ficaram as ações ordinárias da Via (VIIA3), com menos 7,14%, as da CVC (CVCB3), com menos 5,81%, e as do Magazine Luiza (MGLU3), com menos 3,24%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram, respectivamente, 0,56%, 0,42% e 0,08%.
Redação ICL Economia com informações das Agências