Ibovespa cai 0,51% e interrompe sequência de sete pregões em alta

Dólar fica, praticamente, estável com baixa de 0,08%, cotado a R$ 4,862 na compra e na venda
13 de junho de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (13), interrompendo uma sequência de sete pregões de valorização. O principal índice da Bolsa brasileira caiu  0,51%, aos 116.742 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, as negociações do Ibovespa foram influênciadas, em grande parte, pelo recuo de lucros. Os investidores repercutiram hoje os resultados da inflação abaixo do esperado nos Estados Unidos e seguem na expectativa pela decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que acontece nesta semana.

No mercado externo, as projeções ainda indicam que o BC norte-americano deve subir a taxa básica de juros dos EUA mais uma vez em 0,25 ponto percentual. O Departamento do Trabalho dos EUA divulgou o índice de preços ao consumidor (CPI) de maio, que veio abaixo das expectativas de mercado. No mês, a alta foi de 0,1%. Em 12 meses, a inflação americana acumula alta de 4%.

O núcleo da inflação subiu 0,4% em maio, mesmo resultado de abril. A alta acumulada para 12 meses do segmento que exclui alimentação e energia teve alta de 5,3%.

No mercado local, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que a produção da indústria brasileira teve recuo em dez dos 15 locais pesquisados em abril, ante março. As perdas mais intensas foram registradas em Amazonas (-14,2%) e Pernambuco (-5,5%). Já o Rio Grande do Sul (2,2%) apontou o avanço mais elevado. São Paulo, principal parque industrial do país,  teve queda de 0,2% da produção em abril, ante março. Os recuos foram mais intensos em Minas Gerais (-3%) e no Rio de Janeiro (-1,8%).

Nas negociações do dia, o dólar ficou praticamente estável, com baixa de 0,08%, cotado a R$ 4,862 na compra e na venda.

Os destaques do dia do Ibovespa

Para não cair tanto, o Ibovespa teve ajuda das exportadoras de commodities. As ações ordinárias da Vale ([ativo=VALE3]) ganharam 1,06%, as da Suzano (SUZB3) 0,75% e as da PRIO (PRIO3), com investidores de olho no corte de juros na China, que puxou as commodities

Entre as maiores quedas do Ibovespa, ficaram as ações ordinárias da CVC (CVCB3), com menos 7,35%, as do Magazine Luiza (MGLU3), com menos 5,05%, e as da Lojas Renner ([ativo=LREN3), com menos 5,78%.

Mercado externo

Em Nova York, os principais indicadores Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq, subiram 0,43%, 0,69% e 0,83%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.