O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (15) em queda, na esteira do mau humor dos mercados internacionais, com investidores repercutindo dados abaixo do esperado da economia chinesa. O principal índice da Bolsa brasileira caiu 0,55%, aos 116.171 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o anúncio de um novo reajuste de preços da gasolina e do diesel por parte da Petrobras ficaram na mira dos investidores. Em nota, a companhia explicou que, mesmo com o fim da política de paridade internacional, os preços precisaram passar por um aumento para que a empresa pudesse reequilibrar as contas, já que o petróleo e o dólar vivem um momento de forte alta no exterior.
No mercado externo, uma onda de aversão ao risco impactou os negócios nesta terça-feira (15), principalmente após dados da China vierem mais fracos do que o esperado e aumentarem as preocupações de uma recessão econômica na segunda maior economia do mundo.
Na China, o varejo registrou um crescimento de 2,5% em julho em relação a igual mês de 2022, enquanto as expectativas eram de alta de 4,4%. Já a indústria teve alta de 3,7% na mesma base de comparação, contra os 4,6% esperados.
Investidores também seguem atentos aos rumos das taxas de juros nos Estados Unidos, atualmente entre 5,25% e 5,50% ao ano, no maior patamar em vários anos. Amanhã, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) divulga a ata de sua última reunião, que pode trazer sinalizações sobre os próximos movimentos da instituição com relação à política monetária.
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar fechou em alta de 0,43% frente ao real, cotado a R$ 4,986 na compra e a R$ 4,987 na venda.
Os destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores quedas do Ibovespa, ficaram as ações das aéreas, Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4), muito impactadas pelo preço de combustíveis e alta do dólar. As ações ordinárias da Vale (VALE3) também recuaram 1%, enquanto as da CSN (CSNA3) caíram 0,65%. As ações de outras companhias exportadoras de celulose e de produtos agrícolas também foram impactadas na sessões de hoje.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuaram, respectivamente, 1,02%, 1,16% e 1,14%.
Redação ICL Economia com informações das Agências