O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (14) em queda, emendando o 10º pregão consecutivo de perdas. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 1,06%, aos 116.810 pontos, no menor patamar desde o final de junho.
Segundo analistas do mercado financeiro, os investidores repercutiram hoje a divulgação do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), que subiu 0,43% no segundo trimestre deste ano, o que representa uma forte desaceleração em relação ao primeiro trimestre (2,21%). Os dados ainda apontam para um avanço de 0,63% em junho em relação a maio e de 2,10% na comparação com o mesmo período do ano passado.
Além disso, o Banco Central do Brasil (BC) divulgou mais uma edição do Boletim Focus, relatório que reúne as projeções do mercado para a economia brasileira. As expectativas dos economistas consultados para a inflação caíram de 3,88% para 3,86% em 2024, mas se mantiveram em 4,84% para este ano, ainda acima do teto da meta. Caso as estimativas se concretizem, o índice de preços brasileiro (IPCA) deve terminar mais um ano acima da meta do BC, de 3,25%, podendo oscilar entre 1,75% e 4,75%.
No mercado externo, os olhos estão voltados para a situação da China, que vem demonstrando uma fraqueza na economia. Segundo a mídia internacional, a Country Garden, uma das maiores empresas do ramo imobiliário do país asiático, enfrenta sérios problemas financeiros e está tentando renegociar a data para o pagamento de títulos de dívidas.
Nos Estados Unidos, o dia foi de agenda vazia, mas o mercado aguarda a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), nesta quarta-feira (16).
Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar ganhou alta de 1,25% frente ao real, subindo para R$ 4,965 na compra e a R$ 4,966 na venda.
Destaques do dia do Ibovespa
Entre as maiores altas do dia do Ibovespa, ficaram as ações da Alpargatas (ALPA4) com mais 1.5%; seguidas pelas da Suzano Papel (SUZB3) que subiram 1.49% e as da CPFL Energia (CPFE3) que tiveram salto de 1.19%.
Do outro lado, entre as que mais perderam no Ibovespa, ficaram os papéis da Estacio Part (YDUQ3) com menos 14.45%, seguidas da Via (VIIA3) com queda de 7.02% e as da Petz (PETZ3) que despencaram 6.38%.
Mercado externo
Nos Estados Unidos, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançaram , respectivamente, 0,07%, 0,58% e 1,05%.
Redação ICL Economia com informações das Agências