Ibovespa encerra a 6ª feira próximo da estabilidade, com leve alta de 0,08%

Já o dólar comercial caiu pelo terceiro dia seguido, agora a -0,46%, a R$ 5,46, reforçando o período positivo dos mercados.
5 de julho de 2024

O Ibovespa encerrou a sexta-feira (5) próxima da estabilidade, com leve alta de 0.08%, aos 126.267 pontos. E, apesar da gritaria do mercado financeiro na semana devido às falas do presidente Lula sobre o Banco Central e Roberto Campos Neto, presidente da autarquia, a Bolsa fechou com valorização semanal de 1,91%.

O índice recuperou o fôlego com a redução da tensão fiscal doméstica, após o presidente Lula demonstrar apoio ao ajuste nas contas públicas que foi anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Foi a terceira semana seguida no azul, algo que não acontecia desde fevereiro deste ano. Detalhe: todos os pregões da semana foram positivos, o que não acontecia desde a semana de 5 a 9 de junho de 2023.

No Brasil, a questão fiscal também foi assunto hoje. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, anunciou um “pente-fino” em benefícios previdenciários temporários a partir de agosto.

No exterior, investidores focaram no payroll dos Estados Unidos (relatório mensal de empregos), que reforçou as apostas de relaxamento monetário pelo Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano).

O cenário corporativo ajudou o Ibovespa nos momentos finais do pregão, com a alta das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) – de grande peso para o índice – assim como a saída do negativo dos papéis de bancos. Os ativos ordinários (PETR3) da petrolífera avançavam 1,74%, enquanto os preferenciais (PETR4) subiram 0,54%. A Vale (VALE3), por sua vez, que possui maior influência sobre o Ibovespa, recuou 0,41% com a desvalorização do minério de ferro.

Dólar

Já o dólar comercial caiu pelo terceiro dia seguido, agora a -0,46%, a R$ 5,46, reforçando o período positivo dos mercados. Além disso, os DIs (juros futuros) terminaram o dia com quedas por toda a curva.

Mercado externo

As bolsas de Nova York receberam o relatório de emprego em junho, o payroll, o preferido do Federal Reserve para fins de política monetária, com dados mistos. que mostram que o mercado de trabalho atingiu um melhor equilíbrio. No entanto, a expectativa é de que o Fed só comece a baixar os juros em dezembro.

O Dow Jones teve alta de 0,17, aos 39.375,87 pontos; o S&P 500, +0,54, aos 5.567,19 pontos; e o Nasdaq, +0,90, aos 18.352,76 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.