Ibovespa sobe 0,80%, aos 129.890 pontos, na véspera da inflação dos EUA e do Brasil

O dólar manteve a trajetória de queda e fechou a R$ 5,0076, com baixa de 0,47% no mercado à vista.
9 de abril de 2024

Pelo segundo dia consecutivo, o Ibovespa encerrou o pregão com alta. Nesta terça-feira (9), o principal indicador da bolsa brasileira subiu 0,80%, aos 129.890 pontos, na contramão de Nova York.

O indicador subiu apoiado na queda dos juros futuros americanos e brasileiros antes da divulgação dos indicadores de inflação no Brasil (IPCA) e dos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês), ambos de março, amanhã (10).

A exemplo do movimento de ontem (8), a alta do minério de ferro no mercado internacional impulsionou os negócios na bolsa brasileira. No entanto, o rebaixamento de recomendação para os papéis da mineradora por um grande banco impediu a sequência de ganhos da companhia.

Com a agenda de indicadores esvaziada hoje, os investidores continuaram monitorando as notícias sobre a Petrobras (PETR4). Porém, a temperatura do noticiário hoje em torno da disputa de poder dentro da companhia diminuiu.

Já o dólar manteve a trajetória de queda e fechou a R$ 5,0076, com baixa de 0,47% no mercado à vista.

Destaques do Ibovespa

As ações da Vamos (VAMO3) foram o destaque positivo do Ibovespa hoje, embaladas pela forte alta do setor de locadoras de automóveis, com as perspectivas para os resultados do primeiro trimestre, além do alívio nos juros futuros. Os papéis subiram 5,47%.

Do outro lado, as ações da CVC (CVCB3) figuraram como a maior queda (-2,25%) após a saída de Carlos Wollenweber da cadeira de CFO da companhia.

Mercado externo

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única na expectativa pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), que será divulgado amanhã, e a ata mais recente reunião do Fed (Federal Reserve).

Embora o CPI não seja o indicador inflacionário preferido do banco central dos EUA, ele serve para ajudar a balizar as apostas sobre o futuro da política monetária.

O S&P 500 fechou com alta de 0,14%, aos 5.209,91 pontos; enquanto o Dow Jones fechou em ligeira baixa de 0,02%, aos 38.883,67 pontos; e o Nasdaq, em +0,32%, aos 16.306,64 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.