Ibovespa fecha em baixa, após Copom e Fed

Os investidores buscaram compreender o comunicado do Copom, divulgado ontem após o fechamento do mercado.
21 de março de 2024

Depois da euforia da véspera, o Ibovespa fechou esta quinta (21) em queda de 0,75% aos 128.158,57 pontos, representando uma perda de 966,26 pontos. Enquanto isso, o dólar permaneceu praticamente estável, registrando uma leve alta de 0,09%, atingindo R$ 4,97, e os DIs (juros futuros) apresentaram um avanço significativo, na faixa de 0,9% na curva longa, em um movimento semelhante ao observado nos Treasuries nos EUA.

Entretanto, o que se observou hoje vai além da simples realização de lucros. Os investidores buscaram compreender o comunicado do Copom, divulgado ontem após o fechamento do mercado. O Comitê alterou sua orientação: agora prevê um corte na mesma magnitude, de 0,50 pp conforme anunciado ontem, mas apenas na próxima reunião em maio. Desde agosto, a orientação era de novos cortes equivalentes nas próximas reuniões, no plural. Essa mudança fez diferença no mercado.

Destaques do Ibovespa

Cogna (COGN3) divulgou seus resultados do quarto trimestre de 2023 com prejuízo de R$ 373 milhões, em razão de efeito tributário, e as ações despencaram 11,90%. No mesmo setor, Yduqs (YDUQ3), que já havia divulgado balanço, caiu 2,75%, mas banco vê movimento como oportunidade de compra.

Os nomes mais pesados da Bolsa também sofreram hoje, ajudando o índice a ficar no vermelho. Vale (VALE3) lutou para ficar no positivo e a alta do minério de ferro seria um boom impulso, mas acabou com queda de 0,24%. Já Petrobras (PETR4) caiu forte, com 2,72%, com petróleo internacional em baixa e ainda diante de uma crise que o governo chama de “artificial”. Magazine Luiza (MGLU3) voltou a cair, agora com 2,93%, e análise técnica indica que investidores devem ficar atentos.

Mercado externo

Os investidores em Wall Street seguiram a empolgação do comunicado do Federal Reserve (e a entrevista de seu presidente, Jerome Powell) sobre os próximos passos da política monetária, com destaque para possíveis três cortes de juros este ano e menos do que o programado em 2025, embora a cautela ainda persista

O Dow Jones fechou com alta de 0,68% aos 39.781,89 pontos; o S&P 500 encerrou o dia com alta de 0,32% aos 5.241,48 pontos; e o Nasdaq fechou com alta de 0,20% aos 16.401,84 pontos.

Com informações do InfoMoney

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.