O Ibovespa fechou o pregão desta terça-feira (9) em baixa de 0,74%, aos 131.446 pontos, puxada pela Vale e Petrobras, que estão entre as empresas de peso do indicador e se contaminaram pelo cenário externo.
A Vale (VALE3) registrou a sétima baixa seguida (-1,27%), contaminada pela queda do minério de ferro na China.
Sobre a Petrobras, embora o petróleo tenha subido no mercado internacional com a escalada da tensão no Oriente Médio, a petroleira brasileira (PETR3;PETR4) não conseguiu se beneficiar, e seus papéis fecharam em queda de, respectivamente, -0,55% e -0,86%.
Além disso, as incertezas sobre o futuro da política monetária nos Estados Unidos tem pautado os negócios neste início de ano, com reflexos em todos os mercados mundiais, incluindo o brasileiro.
Para esta quinta-feira (11), é aguardada a divulgação do dado de inflação (CPI, na sigla em inglês) de dezembro e fechamento de 2023, um importante balizador da política monetária estadunidense. Por aqui, também sai o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no mesmo dia.
Com a agenda esvaziada de indicadores no Brasil, os investidores acompanharam os desdobramentos da reunião do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com lideranças do Congresso, sobre a MP que propõe, entre outras coisas, a reoneração da folha de pagamentos de setores da economia, uma resposta do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à derrubada do veto do presidente Lula ao projeto que prorroga a desoneração até 2027.
Apesar da pressão de parlamentares e empresários que queriam a devolução da MP ao governo, Pacheco afirmou que não vai tomar nenhuma decisão sem antes conversar com Haddad e que a decisão será tomada ainda em janeiro, portanto, antes do fim do recesso parlamentar, em feveiro.
Já o dólar terminou o dia a R$ 4,9061, com avanço de 0,74%, no mercado à vista.
Destaques do Ibovespa
Na ponta positiva do Ibovespa hoje, as ações da Locaweb (LWSA3) lideraram os ganhos. Os papéis da empresa fecharam em alta de 5,52%.
A 3R Petroleum ON (RRRP3) conseguiu surfar na onda da alta do petróleo no mercado externo e subiu 4,20%.
Na ponta negativa, as companhias de metalurgia fecharam entre as maiores quedas do Ibovespa. A commodity fechou com baixa de 0,25%, com a tonelada a US$ 138,92, em Dalian.
A Gerdau (GGBR4) caiu 5,22% e a Metalúrgica Gerdau (GOAU4) também apontou queda de 4,58%.
Mercados de ações
As bolsas de Nova York encerraram o pregão sem direção única, com os investidores ainda cautelosos sobre a política monetária dos Estados Unidos.
O S&P 500 fechou em baixa de 0,15%, aos 4.756,50 pontos; o Dow Jones em queda de 0,42%, aos 37.525,16 pontos; e a Nasdaq com alta de 0,09%, aos 14.857,71 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias