O Ibovespa encerrou o pregão, desta sexta-feira (12), em alta de 0,26%, aos 130.987 pontos. Mas, na semana, o principal indicador da B3 acumulou queda de 0,79% na semana.
O destaque do dia foi a forte desvalorização do petróleo no mercado externo, devido à escalada das tensões no Mar Vermelho. Os Estados Unidos e o Reino Unido atacaram alvos do grupo Houthis, que atua no Iêmen, na noite de ontem (11). O bombardeio inviabilizou rotas comerciais no Mar Vermelho e trouxe novas preocupações sobre a oferta e transporte da commodity em uma das principais rotas marítimas do mundo.
Somado a isso, depois da divulgação da inflação do consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos EUA, que veio um pouco acima do projeto por analistas, os investidores repercutiram hoje o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) de dezembro, que apontou deflação nos preços de atacado.
Resta saber como o Fed (Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos) agirá após esse o leque de dados econômicos divulgados nos primeiros dias do ano, que mostram sinais controversos sobre o quão resiliente está a economia americana e o quanto esses dados impactarão no controle da inflação.
Outro grande evento do dia foi a divulgação dos dados da inflação do consumidor da China de dezembro. Pelo terceiro mês seguido, o país apontou deflação e, no ano, variação de 0,2%.
Por aqui, o dia foi de agenda esvaziada, com os investidores sintonizados nas movimentações do mercado internacional.
O dólar terminou o dia a R$ 4,8575, com baixa de 0,36% no mercado à vista. Na semana, a moeda norte-americana caiu 0,30%.
Destaques do Ibovespa
Na ponta positiva, as ações do Grupo Pão Açúcar (PCAR3) lideraram os ganhos. Entre os motivos para alta estão a publicação do edital da segunda convocação da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para aumento do limite de capital da companhia — para a oferta de ações. Os papéis da empresa avançaram 11,17%.
O Carrefour (CRFB3) também avançou com elevação de recomendação neutra para compra dos papéis pelo Itaú BBA. As ações subiram 4,97%.
Do outro lado, a MRV (MRVE3) liderou as perdas com os investidores reagindo à prévia operacional da companhia divulgada ontem (11) depois do fechamento dos mercados. Os papéis da empresa caíram 6,79%.
As companhias aéreas sofreram com a forte valorização do petróleo, o que pode encarecer os preços dos combustíveis. As ações da Gol (GOLL4), por exemplo, terminaram o dia em baixa de 4,28%.
Mercados de ações
As bolsas de Nova York encerraram o pregão sem direção única, com reação dos investidores à divulgação dos dados da inflação ao produtor (PPI) e aos primeiros balanços divulgados na temporada.
O S&P 500 subiu 0,08%, aos 4.783,83 pontos; o Dow Jones caiu 0,31%, aos 37.592,98 pontos; e a Nasdaq subiu 0,02%, aos 14.972,76 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias