Em dia de queda generalizada, Ibovespa tomba 1,69%, aos 129.294 pontos

Já o dólar terminou o dia a R$ 4,9256, com alta de 1,22% no mercado à vista.
16 de janeiro de 2024

Esta terça-feira (16) foi um dia de tombo generalizado no Ibovespa. O principal indicador da bolsa brasileira caiu 1,69%, aos 129.294 pontos, acompanhando a cautela que tomou conta dos mercados mundiais.

As preocupações com a escalada das tensões no Mar Vermelho, uma importante rota marítima, têm elevado os custos do transporte e impactando os custos do petróleo.

Hoje, os preços da commodity ficaram mistos nas duas principais referências, mas os papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) recuaram 1,10% e 1,24%.

Diante da importância dos acontecimentos no exterior e com a agenda de indicadores esvaziada por aqui, as atenções dos investidores ficaram voltadas para fora do ambiente interno, com a crescente incerteza sobre a trajetória dos juros nos Estados Unidos e a volatilidade das commodities.

Nos Estados Unidos, as negociações foram retomadas após o feriado do Dia de Martin Luther King Jr. Além da reação aos balanços trimestrais dos bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley, os investidores avaliaram a participação do diretor do Fed (Federal Reserve) Christopher Waller em evento.

Waller reforçou falas recentes de outros membros do banco central dos Estados Unidos, de que os juros devem ser cortados, mas não tão rapidamente quanto no passado.

Na Europa, as bolsas encerraram o pregão em tom negativo, também repercutindo as falas de dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e o avanço da inflação na Alemanha na base anual.

Na agenda local, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados sobre o volume de serviços prestados, que avançaram 0,40% em novembro ante outubro. Na comparação com 2022, porém, houve um recuo de 0,30% no mês.

Já o dólar terminou o dia a R$ 4,9256, com alta de 1,22% no mercado à vista.

Destaques do Ibovespa

Apenas as ações da SLC Agrícola (SLCE3) fecharam em território positivo no Ibovespa. Os papéis SLCE3 terminaram o dia com alta de 1,97%.

Na ponta negativa, os destaques do dia foram a Raízen (RAIZ4), devido à queda nas vendas de açúcar e etanol no terceiro trimestre da safra 2023/2024; e o Pão de Açúcar GPA (PCAR3).

Os papéis das duas empresas caíram, respectivamente, -5,25% e -4,80%.

Mercado de ações

As bolsas de Nova York encerram em queda, com os investidores repercutiram balanços trimestrais e declarações de membros do Federal Reserve.

O S&P 500 fechou em queda de 0,37%, aos 4.765,98 pontos; o Dow Jones, em baixa de 0,62%, aos 37.361,12 pontos; e a Nasdaq em -0,19%, aos 14.944,35 pontos.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.