O sinal amarelo emitido pelo Boletim Focus do Banco Central, divulgado nesta segunda-feira (20), contaminou o movimento da Bolsa Brasileira. O Ibovespa acabou encerrando o pregão com baixa de 0,31%, aos 127.750 pontos, com perda de quase 400 pontos.
O fato é que o principal indicador da Bolsa tinha tudo para bombar, mas os mais de cem analistas ouvidos para a publicação do BC foram bastante pessimistas nas previsões econômicas do relatório.
Há no ar uma preocupação com a parte fiscal do governo, sentimento que piorou nas últimas semanas, principalmente devido à injeção de recursos que o Executivo está destinando para ajudar o Rio Grande o Sul. Nem as vítimas da pior catástrofe climática da história do RS é capaz de apaziguar o coração do mercado financeiro.
De uma só vez, os analistas elevaram as projeções de inflação para este e o próximo ano, reduziram a do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) e, também, esperam um corte menor da taxa básica de juros, a Selic, em 2024. Ah, também acreditam que o câmbio fechará maior neste ano.
Além disso, a Petrobras continua no radar dos investidores. A engenheira Magda Chambriard, servidora de carreira da estatal, deve ser anunciada oficialmente como substituta de Jean Paul Prates, demitido na semana passada da presidência da companhia, até a próxima sexta-feira (24).
As ações da petroleira driblaram a queda do petróleo no mercado internacional hoje e fecharam em alta, figurando entre as mais negociadas do pregão.
A Vale (VALE3), por sua vez, não acompanhou os ganhos do minério de ferro e ajudou a puxar o Ibovespa para o tom negativo.
Nas negociações do dia, o dólar à vista fechou a R$ 5,10, com alta de 0,05%.
Destaques do Ibovespa
As ações da Isa Cteep (TRPL4) figuraram como destaque positivo hoje, com alta de 5,19%; assim como as da MRV (MRVE3), com alta de 3,57%.
Na outra ponta, os papéis da IRB Brasil (IRBR3) caíram 6,81%. A empresa tem sofrido com a especulação e atualização das estimativas quanto aos prejuízos e impactos das enchentes no Rio Grande do Sul.
Mercado externo
As bolsas de Nova York terminaram o dia mistas, com os investidores repercutindo os sinais emitidos pelas falas de membros do Fed (Federal Reserve, o banco central dos EUA).
A presidente da unidade do Fed de Cleveland, Loretta Mester, afirmou hoje que o BC americano poderá manter os juros no nível atual ou até elevar as taxas atuais, se a inflação estagnar ou reverter o progresso obtido até o momento.
O Dow Jones fechou com baixa de 0,49%, aos 39.806,77 pontos; o S&P 500, em +0,09%, aos 5.308,13 pontos; e o Nasdaq, +0,65%, aos 16.794,88 pontos.
Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias