Ibovespa leva tombo de 1,55%, ainda sob o efeito da decisão do Copom

O dólar comercial, por sua vez, interrompeu uma sequência de sete baixas, para subir 1,78%, a R$ 5,52.
20 de setembro de 2024

O Ibovespa teve, nesta sexta-feira (20), a maior queda diária desde 7 de junho passado, quando caiu 1,73%. Hoje, o principal indicador da Bolsa brasileira fechou o pregão com baixa de 1,55%, aos 131.065,44 pontos, uma perda de 2.057,23 pontos pontos.

Foi a quarta baixa consecutiva do índice que, nos quatro pregões, acumula perda de mais de 4 mil pontos. Na semana, o Ibovespa fechou em queda de 2,83%.

Em um dia de agenda esvaziada por aqui, os investidores ainda repercutem a decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, de subir os juros na quarta-feira passada.

O comunicado mais duro do Copom preocupa, pois, além de subir a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto percentual, para 10,75% ao ano, o colegiado deixou em aberto novas altas se a inflação não convergir para a meta.

Diante da perspectiva de novas altas da Selic, os juros futuros disparam e tiram a atratividade da Bolsa.

Lá fora, os índices encerraram com viés de queda, após a forte alta de ontem impulsionados por movimentos dos bancos centrais. Porém, o acirramento das tensões no Oriente Médio preocupam os agentes.

Vale lembrar que a sessão desta sexta também marcada pelo vencimento de opções sobre ações na bolsa paulista.

Somado a tudo isso, a Vale (VALE3) ajudou a puxar o Ibovespa para baixo, com queda ampla de 1,51%, repercutindo a baixa do minério de ferro no mercado internacional. A Petrobras (PETR4) também teve leve queda, de 0,03%, pouco contribuindo para índice.

Dólar

O dólar comercial, por sua vez, interrompeu uma sequência de sete baixas, para subir 1,78%, a R$ 5,52, próximo da máxima do dia. Já os DIs (juros futuros) voltam a apresentar fortes altas por toda a curva, se acomodando quase todos acima dos 12%.

Mercado externo

As bolsas de Nova York podem comemorar uma semana bastante positiva, especialmente por conta do corte de 0,50 ponto percentual nos juros, também na última quarta.

O Dow Jones subiu 0,09% hoje e 1,61% na semana; o S&P 500, por sua vez, fechou o dia com queda de 0,19%, mas com alta acumulada de 1,37% na semana; e o Nasdaq também caiu hoje, -0,36%, porém, fechou a semana no positivo em +1,51.

Redação ICL Economia
Com informações das agências de notícias

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.