O Ibovespa fechou o pregão desta quinta-feira (17) em queda, em mais um dia marcado pela cautela do mercado com a PEC da Transição e o teto de gastos brasileiro no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O principal índice da Bolsa brasileira recuou 0,49%, a 109.703 pontos.
Segundo analistas do mercado financeiro, o principal ponto de atenção dos investidores é com o rumo fiscal do Brasil no próximo governo. Ontem, a equipe de transição coordenada pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, apresentou a PEC da Transição ao Congresso, deixando os gastos com o Bolsa Família fora do teto de gastos. Essa PEC tem como objetivo liberar cerca de R$ 175 bilhões no Orçamento de 2023.
Nos Estados Unidos, o dia foi marcada por discursos de membros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), que podem sinalizar o rumo da política monetária no país. Atualmente, as taxas de juros americanas estão entre 3,75% e 4,00% ao ano e, em sua última reunião, o Fed já sinalizou que novas altas, mesmo que menos expressivas, devem vir pela frente.
Nesta quinta, o dólar subiu 0,37%, vendido a R$ 5,4006. Essa é a maior cotação da moeda norte-americana desde 22 de julho, quando fechou a 5,4977.
Destaques do dia do Ibovespa
Nas negociações do dia do Ibovespa, a Via (VIIA3) e Magazine Luiza (MGLU3), que passaram o dia em forte baixa passaram à lista de maiores altas do Ibovespa.
Já os papéis da B3 (B3SA3) foi um dos destaques no grupo das maiores baixas, chegando a cair em torno de 10% ao longo do dia, mas reduzindo perdas na reta final.
Mercado financeiro
Nos Estados Unidos, em Nova York, o índice Dow Jones caiu 0,02%. aos 33.547 pontos; o S&P 500 recuou 0,30%, aos 3.946 pontos; e a Nasdaq fechou em baixa de 0,35%, aos 11.144 pontos.
Redação do ICL Notícias com informações das Agências