Ibovespa sobe 0,12% com alta da Petrobras

Dólar recua 0,45% frente ao real, negociado a R$ 4,93 na compra e na venda
5 de junho de 2023

O Ibovespa fechou o pregão desta segunda-feira (5) em alta, com ações da Petrobras e do Bradesco compensando perdas da Vale. O principal índice da Bolsa brasileira subiu 0,12%, aos 112.696 pontos.

Segundo analistas do mercado financeiro, a semana será fraca por aqui e nos mercados internacionais também, já que não haverá divulgação de muitos indicadores importantes nos próximos dias.

Nesta segunda-feira, os investidores repercutiram ainda dados de emprego dos Estados Unidos, divulgados na última sexta-feira. Os números mostraram que o mercado de trabalho continua resiliente no país, mesmo com a inflação alta e com as taxas de juros elevadas, o que agradou o mercado.

Segundo os economistas, um mercado de trabalho aquecido reforça a ideia de que a inflação possa continuar elevada por mais tempo, podendo impactar nos juros americanos. Taxas elevadas favorecem a renda fixa em detrimento do mercado de ações.

No cenário doméstico, a semana começou com a divulgação do Boletim Focus, internamente. O relatório apontou a terceira queda consecutiva nas expectativas para a inflação neste ano. As projeções para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que reflete a inflação oficial do país, caíram de 5,71% na semana passada para 5,69% neste semana. Mesmo com a redução, se as perspectivas se concretizarem, o IPCA encerrará mais um ano acima da meta do BC, que é de 3,25% para 2023.

O Boletim Focus divulgado nesta segunda trouxe ainda uma alta na expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano, passando de crescimento de 1,26% para 1,68%, após o resultado do primeiro trimestre surpreender com uma alta de 1,9% puxada pelo agronegócio. Para o ano que vem, houve queda na projeção, que caiu de uma alta de 1,30% para 1,28%.

Nas negociações do dia do Ibovespa, o dólar recuou 0,45% frente à moeda brasileira, negociado a R$ 4,93 na compra e na venda

Destaques do dia do Ibovespa

Entre as maiores altas do Ibovespa, ficaram algumas companhias ligadas ao mercado interno. As ordinárias da CVC (CVCB3) ganharam 10,83%, as da Yduqs (YDUQ3), 2,20%, e as da Natura (NTCO3), 2,15%.

As ações ordinárias da CSN (CSNA3) ganharam também alta de 1,33% e as da CSN Mineração (CMIN3), 1,28%, no pregão do Ibovespa do dia.

Os papéis da Vale caíram 0,82%, apesar de o minério de ferro ter registrado um pregão de alta nas bolsas asiáticas. Mesmo com o recuo da mineradora — que tem maior peso no índice —, os avanços das ações da Petrobras (1,07%) e do Bradesco (1,81%) colaboraram para manter o índice no azul. Banco do Brasil e Itaú também fecharam o pregão em alta.

Mercado externo

Nos Estados Unidos, em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq caíram, respectivamente, 0,59%, 0,20% e 0,09%.

Redação ICL Economia com informações das Agências

Continue lendo

Assine nossa newsletter
Receba gratuitamente os principais destaques e indicadores da economia e do mercado financeiro.